Embora seja um tema recorrente, como surgiu carro elétrico bem anos atrás. O primeiro modelo foi lançado no final do século XIX, mas devido ao pouco interesse da indústria, acabou saindo de linha, voltando anos depois bem mais tecnológico.
Atualmente, os veículos elétricos estão se tornando uma grande alternativa por serem um meio de transporte alternativo. Além disso, por não ser movido a combustíveis fósseis, esse tipo de veículo também é considerado uma forma mais limpa de viajar. A história do carro começa oficialmente em 1800, quando inventores da Hungria, Holanda e Estados Unidos criaram protótipos de carros movidos a bateria. No entanto, cada um desses países viu esses veículos aparecerem em diferentes anos e em diferentes formatos.
História do carro elétrico
Os carros elétricos surgiram em 1828, quando o engenheiro, físico e padre Anyos István Jedlik criou o primeiro modelo. No entanto, o título de inventor oficial do carro elétrico pertence a Thomas Davenport, que criou uma locomotiva magnética em 1834. Embora não seja exatamente um carro elétrico, a criação de Davenport ajudou a moldar seu futuro. Assim, entre 1832 e 1839, o escocês Robert Anderson criou uma carruagem elétrica. No entanto, não há relatórios firmes que comprovem a data ou a eficiência do modelo.
Temos modelos e tentativas até agora, mas nenhum deles são verdadeiros EVs. Na França, em 1859 e 1881, dois inventores criaram a bateria recarregável de chumbo-ácido. Esta invenção foi decisiva para o surgimento dos veículos elétricos. Assim, entre as décadas de 1880 e 1890, o americano William Morrison trabalhou em modelos de carros elétricos. Thomas Edison também ajudou a criar um modelo deste veículo. Como resultado, em 1990, os veículos elétricos representavam cerca de um terço de todos os veículos nos Estados Unidos. Eles são mais silenciosos e fáceis de operar do que outros. No entanto, algumas desvantagens levaram à exclusão dos EVs em relação aos veículos movidos a gasolina. Sem dúvida, o principal motivo é a baixa capacidade de carga da bateria.
Carro elétrico sumiu do mercado
Após a criação de vários modelos, os veículos elétricos perderam potência, desapareceram e quase desapareceram do mercado. Isso porque, a partir da década de 1920, ficou claro que os carros a gasolina eram mais potentes e duravam mais. Assim, Henry Ford começou a produção em massa de carros a gasolina, e a partida elétrica inventada por Charles F. Kettering não exigia mais o uso de manivela. Desde 1935, os carros elétricos foram descontinuados permanentemente. A retomada da produção não foi considerada até 1966, como parte de uma série de medidas para conter a poluição ambiental. Assim, a partir da década de 1970, diversas montadoras passaram a investir no desenvolvimento de novos modelos.
Mercado pediu e eles voltaram
Os veículos elétricos estão em ascensão desde o final do século 20 e, em 1997, a Toyota lançou seu primeiro carro híbrido produzido em massa, o Prius. Em 2006, a Tesla Motors apresentou o Tesla Roadster, um carro esportivo de luxo produzido em massa que mudou o conceito de veículos elétricos.
Já em 2011, foi a vez da Nissan apresentar o Leaf, outra opção de veículo elétrico. Desta vez, porém, é um modelo considerado ecológico e popular, não mais um carro de luxo. Apesar de vários modelos para escolher, a posição do EV no mercado automotivo continua difícil. Claro, a principal dificuldade com EVs é o tempo que leva para carregar a bateria. De um modo geral, depois de percorrer 300 quilômetros, o veículo precisa ser carregado por 8 horas e conectado à fonte de alimentação. Além disso, esses modelos geralmente são mais caros que os modelos tradicionais.