O hidrogênio possui propriedades únicas, principalmente seu baixo ponto de fusão e ebulição, -259ºC e 253ºC, respectivamente. Além disso, ele pode ser apresentado nas fases líquida, sólida e gasosa. No caso do hidrogênio como combustível, ele se encontra na forma gasosa. Por isso, vamos te mostrar quais os exemplos de hidrogênio.
Hoje, muitos acreditam que o hidrogênio seja o combustível do futuro. Por isso, diversas indústrias já estudam a adoção desse elemento para a geração de energia elétrica, além de combustão veicular. Ele possui diversos benefícios, especialmente por ser uma fonte inesgotável e renovável. Um dos pontos primordiais do hidrogênio é que ele não é poluente. Dessa forma, os futuros carros serão completamente elétricos, sem motor a combustão, o que evitará a poluição do meio ambiente, enquanto participa do processo de descarbonização do planeta.
Em seu estado natural, o hidrogênio é um gás incolor, insípido e inodoro, e quando queimado com oxigênio puro, os únicos produtos são calor e água. Dessa forma, partiu-se a ideia de que o hidrogênio é o combustível do futuro. Neste sentido, vale dizer que isso ocorreu porque ele não emite dióxido de carbono, óxidos de azoto e enxofre, partículas contaminantes, e muitas outras, que são responsáveis pela poluição ambiental, causando aquecimento global, chuvas ácidas, entre outras coisas.
Quais os exemplos de hidrogênio?
O hidrogênio é uma boa opção como combustível em virtude de sua capacidade de armazenar energia e por ter um baixo peso molecular. Além disso, ele é produzido através de fontes e tecnologias renováveis, como solar ou eólica, além da hidráulica. Dessa forma, pode-se dizer que o hidrogênio é um combustível renovável. Além disso, ele também pode ser produzido através da gaseificação do bagaço de cana-de-açúcar, além de poder ser retirado de fontes fósseis conhecidas, como o gás natural e a nafta. Por suas características, o hidrogênio é considerado um dos não poluentes e mais econômicos que existem.
Por si só, o hidrogênio é um combustível limpo. Entretanto, a fabricação de hidrogênio como combustível demanda muita energia. Por essa situação, foi necessário classificar a produção de hidrogênio por cores. São elas:
- Hidrogênio marrom: Ele é criado por meio da gaseificação do carvão.
- Hidrogênio cinza: É um processo de produção advindo do gás natural em que existe liberação de resíduos de carbono.
- Hidrogênio azul: Utiliza a captura e o armazenamento de carbono para os gases de efeito estufa produzidos na produção do hidrogênio cinza.
- Hidrogênio verde: O mais conhecido de todos, pode-se dizer que é o hidrogênio combustível limpo. Ele usa energias renováveis para a produção do combustível. A energia desse processo pode ser usada, por exemplo, na eletrólise, o que constitui uma produção completamente renovável.
Por que o hidrogênio é uma revolução?
Por ser uma energia renovável, não poluente e inesgotável, o hidrogênio já é considerado por muitos como o combustível do futuro. Basicamente, ele trará diversos benefícios para a humanidade, especialmente para o meio ambiente, porque é uma fonte inesgotável e não poluente. Dessa forma, uma das características mais aproveitadas do hidrogênio é o fato dele servir como um combustível não poluente. Ou seja, os carros elétricos movidos a hidrogênio não emitem gases de efeito estufa, sem contar que, por ser uma fonte inesgotável, a tendência é baratear o seu processo de produção.
Por isso, espera-se que os motores elétricos substituam os motores a combustão para evitar a carbonização do planeta. Além disso, é necessário pontuar que os combustíveis fósseis são limitados e não-renováveis, portanto, é necessário encontrar uma solução para o problema antes que eles acabem. Além disso, o hidrogênio também pode ser utilizado como combustível para propulsão de foguetes e cápsulas especiais, pois exigem combustíveis de baixo peso, compactos e que possuam uma grande capacidade de armazenamento de energia.