A princípio, podemos dizer que os biocombustíveis são fontes de energia renovável, que são criados a partir de vegetais, como plantas, frutos e sementes. Neste sentido, eles também são conhecidos como agrocombustíveis. Embora sejam muito populares no planeta, muitas pessoas ainda não sabem onde são usados os biocombustíveis.
Atualmente, o biocombustível mais utilizado no Brasil é o etanol, mas também existem outros como o biodiesel e o biogás. Desde da década de 1970, essas fontes de energia passaram a fomentar a economia do país, sendo que em 2005 o Governo Federal lançou o Plano Nacional de Energia para fortalecer a produção de biocombustíveis.
Como são produzidos os biocombustíveis?
Em suma, os biocombustíveis são produzidos a partir do uso de elementos orgânicos – como plantas e biomassa – e outros derivados não fósseis. Dessa forma, eles são usados no abastecimento de motores a combustão interna, ou para a geração de energia. Atualmente, existem diversas opções de biocombustíveis, especialmente por serem uma fonte renovável. Para isso, eles podem ser utilizados em sua forma pura, ou através da mistura com algum combustível fóssil, principalmente para abastecer carros. No mercado brasileiro, as opções mais populares são o biodiesel, biogás, e o etanol, que é o combustível mais usado no mundo.
Onde são usados os biocombustíveis?
Para responder onde são usados os biocombustíveis, vale lembrar que, devido às suas características, cada um deles é usado de forma diferente pela indústria. Dessa forma, separamos os biocombustíveis mais comuns do mercado e onde eles são usados. Confira.
Etanol
O etanol é o combustível mais consumido do mundo, sendo produzido através de resíduos vegetais, proveniente da cana-de-açúcar, do milho, do eucalipto e da beterraba. No Brasil, o etanol é normalmente produzido com cana-de-açúcar. Geralmente, o etanol é bastante utilizado para abastecimento de carros, mas, existem alguns outros usos para o etano, tais como:
Industrial
- Fabricação de detergentes;
- Produção de têxteis
- Produtos de limpeza
- Solventes.
Cosméticos
- Fabricação de perfumes;
- Cremes;
- Desodorantes;
- Produtos de higiene em geral.
Alimentício e farmacêutico
- Fabricação de bebidas;
- Vinagre;
- Antibióticas asépticas.
Biodiesel
O biodiesel é produzido através de plantas oleaginosas, que são vegetais que possuem alto teor de gordura e óleos, tais como soja, mamona, girassol, dendê, canola, entre outros. Em alguns casos, a gordura de origem animal também é utilizada para fabricação. Dessa forma, o biodiesel não é fortemente utilizado na indústria, sendo o seu foco no setor automobilístico. Isso porque ele serve como combustível para veículos maiores que possuem motores a diesel, como ônibus, caminhões e tratores.
Biogás
O biogás é produzido através do gás metano e o gás carbônico oriundos de matéria orgânica em processo de decomposição e fermentação. Dessa forma, alguns locais como pântanos e aterros sanitários são usados para a extração da sua matéria-prima. Neste sentido, o biogás é utilizado para gerar eletricidade, e é frequentemente usado para abastecimento de carros, além de possuir utilização doméstica, como em fogões a gás, onde são usados os biocombustíveis como geraçaõ simples de energia.
Hoje, os biocombustíveis bateram recorde na sua produção, sendo que o biodiesel foi o mais beneficiado, com uma demanda global de 41,5 bilhões de toneladas durante a pandemia. Por isso, a expectativa é que o consumo desse tipo de energia aumente ainda mais no período pós-pandemia.