Hoje, uma das grandes missões da humanidade é combater as mudanças climáticas. Para isso, o hidrogênio tem sido apontado como um pilar para alcançar um futuro com zero emissões de gases de efeito estufa, onde, possivelmente, removeremos os gases de efeito estufa da atmosfera, quando encontrarmos soluções sobre as atuais emissões. Veja agora Onde o hidrogênio pode ser encontrado.
Dessa forma, o hidrogênio verde é a melhor solução para o problema. Isso porque ele é derivado de fontes renováveis como a água, e substitui os combustíveis fósseis. Além disso, o hidrogênio ainda pode fornecer energia à indústria pesada, e abastecer veículos de grande porte, como navios e aviões.
Segundo a Goldman Sachs, instalações para a produção de hidrogênio como a forma mais limpa de gás já surgiram em todo o mundo. Países como China, Estados Unidos, Chile, África do Sul, Austrália, entre outros, já estão no mercado global de hidrogênio, que valerá até US$11 trilhões até 2050.
Onde podemos encontrar hidrogênio?
O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, ou seja, ele pode ser encontrado em qualquer lugar. Isso vai desde a água até mesmo o corpo dos seres humanos, pois ele está presente em diversas moléculas do nosso organismo. Além disso, é possível encontrar hidrogênio através de algumas reações, sendo que esse é conhecido como hidrogênio molecular. Duas maneiras existem para isso:
Método físico
Por aqui, é possível obter hidrogênio através do ar atmosférico, já que é um dos gases presentes na mistura. Para isso, o ar atmosférico deve ser submetido ao método de liquefação fracionada e, posteriormente, à destilação fracionada.
Método químico
Outra forma de consegue obter hidrogênio molecular é através de reações químicas, tais como:
Simples troca: quando um metal não nobre desloca o hidrogênio presente em um ácido inorgânico, formando o sal qualquer e o hidrogênio molecular;
Hidratação do carvão coque (subproduto do carvão mineral): neste método, o carbono do carvão interage com o oxigênio da água, o que forma monóxido de carbono e o gás hidrogênio.
Eletrólise: no processo de eletrólise, o hidrogênio surge a partir da formação dos gases oxigênio e hidrogênio, pois o processo consiste em separarmos através de uma barra metálica.
Por que precisamos de hidrogênio?
Atualmente, uma das missões do planeta é substituir os combustíveis fósseis por uma opção mais ecológica. Alguns países já buscam soluções eletrificadas em todos os âmbitos, que vão desde eletrodomésticos a carros elétricos. Por isso, energias como a solar e a eólica estão ganhando espaço na indústria.
Entretanto, algumas indústrias demandam tanto energia que essas energias comuns podem não atender a demanda. Logo, isso é um grande problema, pois essas indústrias são as maiores emissoras de gases de efeito estufa, ou seja, é importante movê-las através de um combustível limpo e renovável. Por isso, muitos especialistas acreditam que fontes de energia como a solar, eólica e nuclear são essenciais para descarbonizar o planeta. Entretanto, isso precisa de muito investimento, e é aí que surge o hidrogênio como uma opção viável para combater os mais da atual carbonização.
Dessa forma, precisamos do hidrogênio porque ele é leve e versátil, e poderá preencher algumas lacunas da indústria atual. Afinal, o fornecimento de algumas matérias-primas está escasso no planeta, sem contar que os combustíveis fósseis irão acabar em certo momento, o que demanda estudos de novas tecnologias para substituí-los. Como exemplo, grandes navios precisam de muita energia para serem movidos, e uma bateria concebida com eletricidade eólica ou solar pode não ser suficiente para isso, ou podem ser grandes demais. Por isso, o hidrogênio é uma excelente maneira de resolver o problema, por ser líquido e leve. Além disso, esse processo não demanda gases de efeito estufa, o que torna uma solução também para a questão ambiental.