Atualmente, o sistema ferroviário é responsável pelo transporte de milhões de toneladas de carga, sendo um modal vantajoso e ecológico. No entanto, as primeiras instalações desse tipo datam da revolução industrial ocorrida na Inglaterra, no século XVIII, que trouxe grande evolução tecnológica ao mundo. Por isso, vamos te mostrar qual foi a primeira ferrovia do mundo.
Devido aos avanços tecnológicos, a Revolução Industrial modificou a sociedade agrária, que usava transportes a partir das forças humanas, dos ventos, dos animais e das correntes de água, para uma sociedade industrial, com a criação das máquinas movidas a vapor, combustão e eletricidade.
Como consequência, os progressos na área de transporte foram notáveis. Assim, foi observado uma maior rapidez na logística de produção de mercadorias. Desde então, os avanços não cessaram, chegando aos dias atuais, com ferrovias cada vez mais modernas e menos poluentes.
Como surgiu a primeira ferrovia do mundo?
O transporte sobre trilhos foi uma invenção de dois engenheiros ingleses pioneiros do setor. Isso porque, Richard Trevithick criou, em 1803, uma máquina a vapor que pesava 5 toneladas, podendo se mover a 5 km/hora. Na época, isso foi considerado o precursor do sistema ferroviário.
No entanto, George Stephenson foi o verdadeiro inventor da tração a vapor em estrada de ferro. Na época, o veículo foi inaugurado em 25 de julho de 1814, entre Hetton e Lilligwort, na Inglaterra, conectando com carga de oito vagões, que pesavam 30 toneladas.
Porém, o primeiro trem de passageiros só começou a circular em 27 de setembro de 1825, na linha de Stockton a Darlington, também na Inglaterra. Inicialmente, a locomotiva foi chamada de “Active”, mas, após alguns meses, foi renomeada para “Locomotion”. Através dela, foram transportadas 600 pessoas e mais de 60 toneladas de cargas.
Em seguida, Stephenson expandiu sua atuação no setor ferroviário, com a construção da estrada de ferro entre Liverpool e Manchester. Como consequência, o governo britânico decidiu investir profundamente nas ferrovias, sendo uma tendência na região até hoje.
Qual foi a primeira ferrovia brasileira?
A história das ferrovias brasileiras começou em 30 de abril de 1854, com a inauguração, por Dom Pedro II, do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, que ligava Porto Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro. Na época, a obra abrangia 14 kg de extensão. No entanto, a chegada da via Petrópolis, transpondo a Serra do Mar, só ocorreu mais de 20 anos depois, em 1886.
Na época, seu percurso ligava a cidade de Sítio a estrada de Ferro Dom Pedro II – conhecida atualmente como Central do Brasil – partindo daí para São João Del Rei. A partir de novas concessões, a ferrovia Oeste de Minas se estendeu a outros municípios e ramais e, dessa forma, alcançou em 1894 um percurso de 674 km, sendo considerada a primeira ferrovia brasileira de pequeno porte.
Na época, as dificuldades e entraves para implantar estradas de ferro no Brasil eram diversas. Então, procurando atrair investidores, o governo implantou um sistema de concessões, que se tornou típico da política de infraestrutura do período imperial. No entanto, entre o fim do século XIX e o início do século XX, os recursos, sobretudo da Inglaterra, permitiram a construção de linhas férreas em solo brasileiro.
A expansão ferroviária, além de permitir a entrada de capital estrangeiro no país, também tinha como objetivo incentivar a economia exportadora. Por isso, as primeiras linhas interligam os centros de produção agrícola e de mineração aos portos diretamente, para vencer os obstáculos da navegação fluvial.
Por fim, diversos planos de viação foram criados na tentativa de integrar a malha ferroviária e ordenar a implantação dos novos trechos. Contudo, nenhum deles teve êxito devido às políticas de concessões estabelecidas pelo governo brasileiro da época.