Início Quais são as principais vantagens do transporte ferroviário?

Quais são as principais vantagens do transporte ferroviário?

30 de novembro de 2022 às 12:44
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais são as principais vantagens do transporte ferroviário
Quais são as principais vantagens do transporte ferroviário (Foto/divulgação)

A princípio, podemos definir o transporte ferroviário como veículos que circulam através de trilhos, como os trens. Neste sentido, eles sempre foram responsáveis por transportar pessoas e bens, como produtos e mantimentos essenciais. Sendo assim, vamos te mostrar quais as principais vantagens do transporte ferroviário.

Um levantamento do Painel CNT do Transporte – Ferroviário, da Confederação Nacional do Transporte apresentou que, somente no ano passado, o carregamento por ferrovias cresceu 9% no Brasil. No entanto, o sistema ferroviário ainda é considerado precário e sucateado no país.

Neste sentido, o Brasil vai à contramão dos países desenvolvidos, que se apoiam nas ferrovias para locomover pessoas e entregar grandes cargas de produtos. Além disso, a eletrificação das locomotivas permite um meio de transporte mais eficiente e ecológico, contribuindo para a descarbonização do planeta.

Quais os maiores benefícios do transporte ferroviário?

Quais são as principais vantagens do transporte ferroviário / Canal Ivana Arantes

Embora as ferrovias sejam precárias no Brasil, o sistema ferroviário ainda apresenta diversas vantagens para o país. Sendo assim, entre os maiores benefícios do transporte ferroviário, pode-se citar:

Melhora do escoamento de produção

O escoamento da produção, seja para consumo interno ou para fora do país, é um dos grandes problemas no transporte brasileiro. Contudo, o transporte ferroviário brasileiro, mesmo com suas vantagens e desvantagens, é uma boa opção para solucionar esse problema.

Isso porque o transporte ferroviário tem baixo custo, ou seja, diminui os gastos e aumenta a lucratividade dos produtores. Além disso, esse sistema não lida com a má conservação das estradas ou sofre com engarrafamentos, como o transporte rodoviário, aumentando a velocidade do transporte.

Maior proteção das cargas transportadas

A segurança é um dos maiores benefícios quando falamos do transporte ferroviário brasileiro. Neste caso, as cargas transportadas por ferrovias estão mais seguras, esperando quando comparadas a materiais transportados por rodovias, que conta com um percentual maior de roubos e acidentes.

Inclusive, os acidentes não menos comuns nas ferrovias. Isso porque, normalmente, os vagões são pesados antes do transporte, evitando que ocorra possíveis tombamentos e descarrilamentos, por exemplo.

Menor impacto ambiental

Outro benefício do transporte ferroviário é relacionado ao meio ambiente, já que é um modal ecológico. Isso porque sua locomoção ocorre pelas linhas férreas, reduzindo o impacto ambiental por consumir menos recursos e não emitir gases poluentes, como em outros meios de transporte.

Dessa forma, devido à missão de emitir menos gases poluentes, esse fator é essencial para qualquer setor. Inclusive, fatores ambientais podem afetar a produção de qualquer segmento, sejam elas industriais ou agrícolas.

Maior competitividade

Um grande benefício do setor ferroviário é que ele promove maior competitividade no mercado. Isso porque, geralmente, um caminhão suporta até 70 toneladas, dependendo de um eventual veículo extra. Por isso, mesmo que haja muitos caminhões disponíveis, eles não chegam à capacidade básica de apenas um vagão de transporte de carga.

Atualmente, as linhas ferroviárias mais modernas conseguem suportar até 30 toneladas por eixo, fazendo com que os vagões mais resistentes, dependente do volume de carga, transportam 120 toneladas em uma única viagem. Por outro lado, algumas linhas permitem uma circulação de apenas 20 toneladas por eixo, com limite de transporte a 80 toneladas por vagão.

Sendo assim, esses valores são para apenas um vagão, podendo ser multiplicado com o uso de mais vagões. Assim, se ganha tempo no transporte, pois não será preciso fazer um trajeto várias vezes. Por fim, o custo de frete diminui, pois somente um trem de carga pode transportar milhares de toneladas, dispensando o uso de vários caminhões.

Maior Lucro

Por ter uma entrega segura e de menor custo, o sistema ferroviário permite um maior aumento na satisfação dos clientes, ou seja, o lucro também cresce. Além disso, o transporte ferroviário não costuma atrasar as entregas, já que a chance de ocorrer imprevistos é baixa.

Relacionados
Mais recentes
Fechar