Início Qual é o valor de uma placa solar?

Qual é o valor de uma placa solar?

9 de novembro de 2022 às 15:40
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é o valor de uma placa solar
Qual é o valor de uma placa solar (Foto/divulgação)

A energia solar corresponde a energia da luz e calor do Sol. Atualmente, essa fonte de energia pode ser utilizada de forma fotovoltaica ou térmica, errando energia elétrica e térmica, respectivamente. Assim, devido à popularização desse tipo de fonte energética, vamos te mostrar qual é o valor de uma placa solar.

Por ser considerado uma fonte limpa e inesgotável, a energia solar é uma das fontes alternativas mais utilizadas no planeta para obtenção energética. Neste sentido, ela tem sido amplamente instalada em residências, para diminuir a dependência do sistema tradicional de distribuição de energia.

No Brasil, apesar do setor solar corresponder a somente 1% da matriz energética, o país se mostra promissor diante dessa fonte energética. Isso porque o Brasil possui condições geográficas e climáticas ideais para gerar energia elétrica através dos raios solares.

Como funciona a energia solar?

Qual é o valor de uma placa solar / Canal Soliens

Como o próprio nome menciona, a energia solar é a energia cuja fonte é o Sol. Hoje, a sua captação pode ser realizada através de diversas tecnologias, como painéis solares, aquecedores solares ou usinas heliotérmicas.

Na prática, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia. Nos painéis solares e nas usinas heliotérmicas, a luz solar é transformada em energia elétrica e térmica. Por outro lado, no aquecimento solar, a luz solar é transformada em energia térmica.

Quais são os tipos de energia solar?

A energia solar pode ser utilizada na produção de energia elétrica através de dois sistemas: fotovoltaico e heliotérmico. Saiba mais sobre eles!

Energia solar fotovoltaica

Nesse processo, temos a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Para isso, a conversão é feita pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas por um material semicondutor, geralmente o silício.

Ao incidir sobre as células, os raios solares provocam a movimentação dos elétrons de material condutor, movimentados pelo material até serem captados por um campo elétrico. Desse processo, gera-se eletricidade.

Neste sentido, o sistema fotovoltaico não demanda um ambiente com alta radiação para funcionar. No entanto, a quantidade de energia produzida dependerá da densidade das nuvens, ou seja, quanto menos nuvens houver no céu, maior será a produção de energia elétrica.

Energia solar heliotérmica

Na energia heliotérmica, a energia do sol é convertida em calor, aquecendo, principalmente, a água, para distribuição em diversos lugares. Para isso, são usados painéis solares, como coletores ou espelhos, que refletem a luz solar, concentrando-a num único ponto, onde está o receptor.

Esse receptor é constituído por um líquido que, subitamente, é aquecido pela luz solar refletida nos painéis. Depois, esse líquido é responsável pelo armazenamento de calor, aquecendo a água nas usinas e, dessa forma, produzindo vapor.

Por fim, esse vapor movimenta as turbinas nas usinas, acionando os geradores e produzindo energia elétrica. No Brasil, algumas regiões se destacam nesse tipo de produção de energia solar, sendo o Nordeste e Centro-Oeste os grandes protagonistas do país.

Como está o cenário da Energia solar no Brasil?

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a produzir células fotovoltaicas. Por estar aproximado a Linha do Equador, uma região com alta incidência solar, o país possui um cenário extremamente favorável para a geração energética através da energia solar.

Por outro lado, o Brasil também é abundante em silício, a matéria-prima utilizada para a fabricação dos painéis solares.

Hoje, o Brasil conta com mais de 30 mil geradores de energia solar. Conforme a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento), mais de 500 mil coletores solares residenciais estão em operação no país.

Quanto custa uma placa solar?

Atualmente, o valor de uma única placa solar de 400 Watts varia entre R$1.200 e R$1.500 no mercado. Geralmente, os modelos usados nas instalações residenciais tem potenciada variada entre 340 W a 540 W.

Relacionados
Mais recentes
Fechar