Início Qual é o maior problema da energia solar?

Qual é o maior problema da energia solar?

9 de novembro de 2022 às 14:59
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é o maior problema da energia solar
Qual é o maior problema da energia solar (Foto/divulgação)

A energia solar é uma fonte renovável de energia, oriunda do sol, considerada limpa por não emitir gases de efeito estufa. Hoje, muitas pessoas a consideram a “energia do futuro”, mas, nem só de benefícios vive a energia solar. Por isso, vamos te mostrar qual é o maior problema da energia solar.

Atualmente, devido à preocupação global sobre sustentabilidade e a busca massiva por fontes energéticas renováveis, a produção de energia solar tem ganhado cada vez mais espaço devido seus benefícios e vantagens, inclusive, com diversos programas governamentais influenciando o seu uso.

Contudo, assim como outras formas de geração de energia, nem só de benefícios vive a energia solar. Neste sentido, trouxemos algumas desvantagens que esse tipo de geração possui, inclusive, apontando porque ela ainda não é tão difundida na sociedade como poderia ser.

O que é energia solar?

Qual é o maior problema da energia solar / Canal Soliens

A princípio, podemos definir a energia solar como qualquer tipo de produção de energia, que seja baseada nos raios solares, um dos recursos mais abundantes da natureza. Devido a sua matéria-prima ser inesgotável, ela é considerada uma energia renovável e extremamente sustentável.

Por outro lado, vale salientar que existem mais de uma forma de converter a luz e o calor gerados pelo sol em energia. Sendo assim, podemos dizer que há diversos tipos de energia solar, associados a várias tecnologias criadas para essa finalidade.

Com métodos diferentes para geração de energia, temos os três tipos principais de energia solar:

Energia solar fotovoltaica

A mais conhecida e difundida no mundo, ela consegue transformar a energia do sol em energia elétrica através do uso de placas solares.

Energia solar térmica

Neste tipo de geração, o calor da radiação solar é transferido para água ou óleo que, posteriormente, pode ser usado como fonte de calor.

Energia solar heliotérmica 

Pouco conhecido, esse sistema concentra raios solares para gerar energia. Inclusive, esse método também é conhecido como energia termossolar.

Quais os maiores benefícios da energia solar? 

A energia solar possui diversos pontos positivos, afinal, é um recurso completamente renovável e limpo, especialmente porque não emite poluentes na atmosfera, nem deixa resíduos. Além disso, as placas solares possuem vida útil de até 25 anos, ou seja, é um investimento benéfico para quem decide instalá-las.

Atualmente, o sistema de energia fotovoltaica é uma das formas mais baratas de produzir a própria energia. Paralelamente, ele também é um sistema de fácil instalação, exigindo pouca manutenção para funcionar.

Por outro lado, a energia solar garante mais independência a pode ser instalada mesmo em locais sem cobertura da rede elétrica, através dos sistemas off grid. Em suma, a economia total na conta de energia pode chegar até 95%.

Além disso, nos sistemas conectados à rede, toda energia excedente virará créditos com até cinco anos para serem usados. Inclusive, esses créditos podem ser usados em múltiplas residências. 

Qual é a maior desvantagem da energia solar?

Embora possua diversos benefícios, a energia solar ainda possui algumas desvantagens. Em suma, o maior problema da energia solar é o seu alto valor inicial. Isso porque, mesmo compensando o investimento em poucos anos, ele costuma ser bastante elevado, especialmente para cidadãos comuns ou donos de pequenas empresas.

Além disso, outro ponto negativo da energia solar é que, durante a noite ou dias nublados, não há o aproveitamento de energia. Paralelamente, isso pode ser resolvido através do uso de baterias, no sistema off grid, mas, esses sistemas não são recomendados para residências comuns.

Por fim, para que a instalação de um sistema solar residencial seja proveitosa, é necessário que seja feita uma profunda análise do seu consumo mensal. Além disso, é necessário analisar e alinhar as expectativas sobre gerenciamento de contas e até mesmo estruturais, pois o sistema depende de uma parte considerável da sua residência para ser instalado.

Relacionados
Mais recentes
Fechar