A energia solar é uma fonte de energia renovável e sustentável, proveniente da radiação emanada diariamente pelo sol. Atualmente, ela é usada por diferentes tecnologias, como painéis solares, aquecedores e usinas heliotérmicas. Neste sentido, muitas pessoas se perguntam: qual é a vida útil de um painel solar?
A princípio, o conceito de energia solar é normalmente associado a geração limpa de eletricidade através dos painéis fotovoltaicos, que convertem a luz do sol diretamente em energia elétrica. Hoje, esses sistemas possuem diversos benefícios, sendo bastante implementados em residências e comércios.
Sendo assim, na energia solar fotovoltaica, quando as partículas de energia solar incidem sobre os painéis solares, ocorre a geração de uma corrente elétrica que pode ser usada para abastecer residências, indústrias e empresas, tanto na cidade quanto em áreas rurais.
Qual a potência da geração de energia solar?
A potência de geração da energia solar varia conforme a capacidade de captação e produção. Dessa forma, além dos fatores naturais de luminosidade e calor do sol conforme as estações do ano, a potência também depende dos sistemas instalados, das características dos painéis solares e da capacidade de armazenamento de energia.
Quais são os métodos para obter energia solar?
A geração de energia solar pode ser feita de maneira direta ou indireta, com sistemas de uso passivo ou ativo da radiação do sol. Sendo assim, confira mais sobre essas maneiras de obter energia solar:
Direto
Os métodos diretos são os que possuem apenas uma etapa para converter a energia solar no trabalho de geração desejado. Como exemplo, temos a energia solar fotovoltaica, que é a energia elétrica gerada diretamente quanto os fótons de luz solar atingem a célula fotovoltaica.
Indireto
Nos métodos indiretos, é necessário duas ou mais etapas para converter a energia solar ao tipo de energia que se deseja obter.
Como exemplo, temos a energia heliotérmica, que usa os raios solares concentradamente para aquecer líquidos e gerar vapor que, posteriormente, alimentam turbinas que geram energia mecânica e, finalmente, a converte em energia elétrica.
Quais são os sistemas para usar energia solar?
Existem dois tipos de sistemas para usar energia solar: os passivos e ativos. Nos sistemas passivos, a energia solar é usada diretamente, através de uma estufa que transfere o calor solar para o ar, mantendo o ambiente aquecido, ou até mesmo uma simples janela que permite a entrada de luz solar.
Por outro lado, os sistemas ativos usam a radiação solar indiretamente através de equipamentos mecânicos e elétricos que transformam a energia solar no tipo de energia desejada, como a elétrica, por exemplo.
Como um claro exemplo de sistema ativo, temos o aquecedor solar, que transfere a energia térmica do sol para aquecer a água. Além disso, temos também o painel fotovoltaico, composto de células solares que convertem a luz solar em energia elétrica.
Qual é a resistência dos painéis solares?
Atualmente, as placas solares são fábricas com tamanha proteção, que conseguem ser resistentes até mesmo às chuvas de granizo. Dessa forma, sua produção resistente garante a segurança das células solares contra impactos intensos e outros fatores, como integridade do seu isolamento térmico.
Nesta perspectiva, vale ressaltar que os painéis solares também são fabricados para resistir a condições climáticas extremas, como fortes chuvas, calor extremo, força elevada dos centos e até mesmo cargas intensas de neve.
Qual é a vida útil dos painéis solares?
Os sistemas solares usam equipamentos de alta qualidade, para garantir longa vida útil a tecnologia.
Neste sentido, os painéis solares atuais conseguem gerar energia por até 25 anos, sendo a vida útil padrão garantida pelos fabricantes. Além disso, sua eficiência mínima, durante esse período, é de 80%.
Por fim, vale salientar que o inversor fotovoltaico, outra ferramenta essencial do sistema solar, possui vida útil mínima de 15 anos.