A energia solar é uma fonte de energia renovável, oriunda do sol, considerada ecológica por não emitir gases de efeito estufa. Hoje, ela possui muito espaço na matriz energética de muitos países e, por isso, vamos te mostrar o que você precisa saber antes de instalar energia solar.
Atualmente, os sistemas solares constituem uma excelente oportunidade de economizar nos gastos mensais. Isso porque, quando instalamos um sistema fotovoltaico em nossas residências, podemos economizar até 95% do valor de nossas contas de luz.
Além disso, devido à crescente preocupação global sobre sustentabilidade e a busca incessante por fontes energéticas renováveis, a produção de energia solar tem ganhado cada vez mais destaque, especialmente porque não utiliza combustíveis fósseis ou matérias-primas nocivas ao meio ambiente.
Como funciona a produção de energia solar?
Na prática, a energia solar é produzida por sistemas compostos por painéis e inversores. Os módulos fotovoltaicos, ou placas solares, conseguem capturar a luz solar, transportando essa energia para o inversor solar, onde é convertido em energia elétrica. Em suma, a energia elétrica é gerada a partir do efeito fotovoltaico.
Por outro lado, também existem outras formas de energia solar, como a energia térmica. Embora tenham funcionamentos diferentes, o princípio é o mesmo: a partir da exposição aos raios solares, o sistema capta a energia necessária para funcionar e chegar à geração de eletricidade ou calor.
O que é necessário saber antes de instalar um sistema de energia solar?
A energia solar é uma forma econômica e sustentável de obter energia. Neste sentido, além de representar mais econômica na conta de luz, ela também é uma forma de contribuir significativamente com a preservação do meio ambiente.
Atualmente, seja em espaços residenciais ou industriais, a energia solar consegue ser facilmente produzida, já que os sistemas de captação podem ser instalados em diferentes superfícies. Dessa forma, confira algumas informações sobre a produção de energia solar residencial:
Qual a vida útil do sistema de geração solar residencial?
Os atuais sistemas fotovoltaicos usam equipamentos de alta qualidade, que garantem longa vida útil a tecnologia. Em suma, um painel solar pode gerar energia limpa por, pelo menos, 25 anos. Além disso, ele possui uma eficiência mínima de 80% durante esse período.
Por outro lado, o inversor fotovoltaico, o qual é outra ferramenta essencial do sistema, possui vida útil mínima de 15 anos.
Sendo assim, quando você instalar um sistema de geração de energia solar em sua residência, saiba que, dependendo da qualidade do equipamento, ele funcionará por, no mínimo, 25 anos.
Como é a manutenção do sistema de geração solar residencial?
As manutenções do sistema de geração solar residencial não são muito frequentes. Basicamente, é necessário que seja feita uma limpeza periódica dos equipamentos, sendo recomendado a manutenção a cada seis meses.
Contudo, isso somente se as placas estiverem muito sujas, o que não é comum, já que elas possuem uma película antiaderente que previne o acúmulo de sujeira, facilitando sua auto limpeza com a água da chuva.
Por outro lado, também existe a manutenção elétrica e mecânica, que deve ser realizada a cada seis meses, por profissionais técnicos capacitados.
Qual a resistência dos painéis solares?
As atuais placas solares de um sistema fotovoltaico são fabricadas com enorme proteção, resistente até mesmo ao impacto de chuvas de granizo. Dessa forma, isso garante maior segurança às células solares, especialmente por serem muito frágeis, contra impactos intensos e isolamento térmico.
Por outro lado, os painéis solares também são resistentes a diversas condições climáticas, como calor extremo, força dos ventos e até mesmo grandes cargas de neve.
Instalar um sistema de geração de energia solar zera a conta de energia?
Uma dúvida muito comum quando pensamos em instalar placas solares é sobre a conta de luz. Então, ela será zerada? A resposta é não! Isso porque os sistemas on-grid, usados em residências, também usam a energia da distribuidora local para o seu funcionamento.
Sendo assim, por ainda usarem a rede elétrica, as regras da Aneel preveem que o consumidor deve continuar pagando, ao menos, a taxa mínima de luz. Dessa forma, a sua conta de energia chega a ser reduzida em até 95%, mas nunca zerada. Inclusive, a taxa mínima é aquela paga por todos os consumidores de energia, que serve para custear a manutenção e reparos da rede, além da iluminação pública.
Por fim, mesmo que a conta de luz não seja zerada, ainda vale a pena instalar painéis solares em sua casa. Isso porque a economia será sentida a curto e longo prazo, pois é um investimento que traz grandes benefícios.