A energia solar corresponde a energia oriunda da luz e do valor emitido pelo Sol. Atualmente, essa fonte energética pode ser aproveitada fotovoltaicamente ou de forma térmica, garantindo eletricidade e calor. Neste sentido, vamos te mostrar um pouco o que é e como funciona a energia solar.
Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras dos últimos anos. Hoje, diversos governos criaram programas de incentivo a esse tipo de energia, especialmente para incentivar a utilização de fontes alternativas e limpas de energia.
Por outro lado, a energia solar também possui algumas desvantagens, principalmente porque tem um custo inicial muito alto. Dessa forma, para implementar um sistema solar residencial, é necessário um grande planejamento, tornando sua implementação dificultosa para o cidadão comum.
Como funciona a energia solar?
A energia solar é aquela energia cuja fonte é o Sol. A captação da energia pode ser feita com o uso de diversas tecnologias, como painéis fotovoltaicos (painéis solares), aquecedores solares e usinas heliotérmicas.
Na prática, ao ser captada, a luz solar é convertida em energia. No caso dos painéis solares e usinas heliotérmicas, a luz solar é transformada em energia elétrica e térmica, respectivamente. Já no aquecimento solar, a luz solar é transformada em energia térmica.
Quais são os tipos de energia solar?
A energia solar pode ser utilizada na produção de eletricidade através de dois sistemas: heliotérmico e fotovoltaico. Confira mais sobre eles!
Energia solar heliotérmica
No sistema heliotérmico, a energia do sol é convertida em calor, aquecendo, especialmente, a água de residência, comércios e indústrias. Para isso, são usados painéis solares – como espelhos ou coletores – que refletem a luz solar, concentrado-a em um único ponto.
Esse receptor é constituído por um líquido, que é aquecido pela luz solar refletida nos painéis. Esse líquido é responsável pelo armazenamento de calor, aquecendo a água nas usinas e, dessa forma, produzindo valor. Em seguida, esse valor movimenta as turbinas das usinas, adicionando geradores e, por fim, produzindo energia elétrica.
Em suma, as regiões com grande incidência solar e poucas nuvens são ideais para a produção de energia solar heliotérmica. No Brasil, as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste são referências nesse tipo de produção de energia solar.
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é a conversão direta da radiação solar em eletricidade. Na prática, isso ocorre pelas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, geralmente o silício.
Ao incidir sobre as células, a luz solar provoca a movimentação dos elétrons do material condutor, movimentando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico. Em seguida, gera-se eletricidade.
Constituído por painéis, o sistema fotovoltaico não exige de um ambiente com alta radiação para funcionar. Contudo, a quantidade de energia produzida depende da densidade das nuvens, ou seja, quanto menor o número de nuvens no céu, maior a produção de energia elétrica.
Como funciona a geração de energia solar?
A energia solar fotovoltaica funciona a partir de sistemas que convertem a luz solar diretamente em eletricidade para atender o consumo de residências, indústrias, empresas, propriedades rurais e qualquer outro tipo de instalação.
Na prática, esses sistemas funcionam a partir de dois principais equipamentos: o painel solar, que converte a luz em energia elétrica através de um efeito fotovoltaico; e o inversor solar, que adapta a corrente elétrica (de CC para CA) da energia gerada pelo painel para que ela possa ser usada, distribuída ou armazenada.
Além disso, existem três tipos de sistemas de energia solar. Primeiramente, temos os sistemas on grid, que são conectados à rede elétrica, recebendo o excedente produzido no dia e garantindo a energia durante a noite. Em seguida, temos os sistemas off grid, que são isolados da rede e usam baterias para armazenar a energia que será consumida à noite.
Por fim, temos os sistemas híbridos, uma junção do on grid e off grid que, em suma, opera na rede elétrica enquanto conta com baterias para armazenamento de eletricidade.