Início Como funciona o sistema de energia solar à noite?

Como funciona o sistema de energia solar à noite?

9 de novembro de 2022 às 16:32
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Como funciona o sistema de energia solar à noite
Como funciona o sistema de energia solar à noite (Foto/divulgação)

A energia solar é gerada pelo Sol. Por ser uma fonte energética renovável e limpa, ela gera baixo impacto ambiental e, por isso, é bastante incentivada na matriz energética de muitos países. Contudo, uma dúvida muito comum sobre esse tipo de produção de energia, é como funciona o sistema de energia solar à noite.

Historicamente, o maior benefício da energia solar é o seu forte apelo ambiental, já que se trata de uma fonte limpa, renovável e inesgotável. Contudo, ela também possui diversos pontos negativos, especialmente o seu elevado custo de produção.

Atualmente, a energia solar vem sendo amplamente utilizada no mundo para diversificar a matriz energética. No Brasil, um dos países que mais utiliza dessa fonte energética, diversas instalações produtoras estão em operação, principalmente na região Nordeste do país.

Como funciona o sistema de geração de energia solar à noite?

Como funciona o sistema de energia solar à noite / Canal Luciano Batista
 

Na prática, o sistema fotovoltaico, que gera a energia solar, não funciona à noite. No entanto, existem duas soluções para isso: usar um banco de baterias para armazenar a energia a ser usada quando o sistema não estiver funcionando, ou manter o sistema conectado à rede distribuidora para fornecimento noturno de energia.

Durante a noite, o sistema de energia solar não produz, portanto, quando a única fonte de eletricidade disponível é a fotovoltaica, é necessário usar um banco de baterias conectado ao sistema elétrico comum para garantir o fornecimento de energia elétrica.

Paralelamente, quando o fornecimento de energia elétrica ocorre pela rede de distribuição pública, não é necessário conectar baterias ao sistema fotovoltaico, afinal, em dias chuvosos ou durante a noite, a concessionária fornecerá energia elétrica para suprir a demanda do consumidor.

Contudo, atualmente, mesmo em dias ensolarados, onde o sistema solar está gerando energia elétrica, caso o fornecimento de energia elétrica da rede de distribuição for interrompido, o sistema fotovoltaico também deixa de fornecer eletricidade para o consumo.

Quais são os sistemas de energia solar para funcionar à noite?

Para manter a energia elétrica ativa nos sistemas solares, uma das alternativas é o sistema fotovoltaico híbrido, que consiste na junção dos pontos positivos dos sistemas conectados à rede, On-grid, e dos sistemas isolados, o off-grid.

Dessa forma, com as baterias instaladas, o consumidor que possuir um sistema de geração distribuída com essas características estará munido de três fontes de eletricidade: a rede de distribuição pública, a geração fotovoltaica e o abastecimento por baterias.

Essa opções garantem aos consumidores um passo para a autossuficiência energética. Sendo assim, durante a noite ou dias nublados, o sistema de geração será capaz de suprir a demanda de fornecimento de energia para algumas cargas, através de baterias.

Além disso, também é possível escolher quais perigos o consumidor precisará da energia elétrica oriunda da rede de distribuição pública, evitando também o problema da falta de geração de energia pela energia solar durante a noite.

Como está a matriz elétrica brasileira?

O Brasil possui condições climáticas e geográficas bem favoráveis à produção de energia solar, já que a maioria do território brasileiro está situada na faixa tropical do globo, com altos índices de radiação solar direta.

Além disso, já que os climas predominantes no país, especialmente o tropical e suas variações, possuem grande índice de insolação ao longo do ano, a instalação de usinas solares no Brasil sempre foi bastante incentivada, tornando o país pioneiro nesse setor.

Dessa forma, o Brasil é recordista na produção desse tipo de energia entre os países com as mesmas condições financeiras. Hoje, o Brasil conta com centros de produção de energia solar em diversas regiões, além de diversos sistemas solares residenciais instalados por todo o seu território.

Contudo, mesmo com avanços, somente 1% da matriz energética brasileira é oriunda da fonte solar. Isso ocorre devido à falta de políticas públicas e investimento no setor, além do alto custo de instalação para esse tipo de energia.

Relacionados
Mais recentes
Fechar