A energia solar é uma fonte renovável oriunda da luz do sol, usada para o aquecimento de água ou como fonte de energia elétrica. Hoje, é uma das fontes energéticas mais usadas do mundo, no entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre ela. Por isso, vamos te mostrar como a energia solar é gerada.
Atualmente, a energia solar é uma das que mais avança no mundo, junto com a energia eólica e a de biomassa. Isso ocorre devido à preocupação ecológica global, especialmente na obtenção de novas energias limpas, que não emitam poluentes na atmosfera.
Além disso, por ter uma fonte inesgotável, já é possível utilizar sistemas de energia solar em residências, ou seja, podemos gerar nossa própria energia. No Brasil, esse tipo de empreendimento cresce exponencialmente, e já contamos com mais de 30 mil sistemas solares residenciais instalados no país.
Como podemos usar a energia solar?
A energia solar pode ser utilizada para produzir energia térmica, através da técnica de aquecimento solar.
Além disso, também é possível usá-la para produzir energia elétrica diretamente, através dos painéis solares fotovoltaicos. Por outro lado, algumas usinas geram energia indiretamente, através da energia heliotérmica. Conheça mais sobre cada tipo!
Aquecimento Solar
Historicamente, a energia solar sempre foi usada para aquecer água. Hoje, podemos realizar esse processo através dos coletores solares que, em suma, são sistemas com uma superfície escura que absorvem a luz solar e transmitem o calor para a água que, dessa forma, fica armazenada em reservatórios térmicos nomeados de boilers.
Placas Solares Fotovoltaicas
Sendo o tipo mais conhecido da indústria, os painéis ou placas solares fotovoltaicas usam um método direto da produção de energia elétrica.
Neste sentido, a luz solar é absorvida nas células solares, também conhecidas como fotovoltaicas ou fotoelétricas, que são feitas de um material semicondutor, normalmente cristais de silício.
Depois, quando as partículas da luz solar (fótons) entram em contato com os átomos do silício, elas provocam o deslocamento dos elétrons, gerando assim, uma corrente elétrica, que é utilizada para carregar baterias.
Energia Heliotérmica
A energia heliotérmica é uma técnica que consiste em um método indireto de produção de energia elétrica. Através dele, a luz solar é refletida diretamente nos espelhos e, em seguida, concentrada em forma de calor – como energia térmica – em um receptor.
Após esse processo, essa energia é convertida em energia mecânica e, por fim, transformada em energia elétrica. Na prática, o processo da energia heliotérmica é bastante similar aos usados nas usinas termelétricas.
Por outro lado, além de produzir energia elétrica, a energia heliotérmica também pode ser usada para usinas que precisam de altas temperaturas para produzir energia elétrica, sem a necessidade de utilizar combustíveis fósseis.
Como é a geração de energia solar?
A energia solar é gerada através dos raios solares. Assim, é uma fonte de energia renovável e limpa, já que possui ampla disponibilidade, além de gerar baixo impacto ambiental. Inclusive, a geração de energia solar não deixa resíduos como outras fontes energéticas, como os combustíveis fósseis e o carvão.
Na prática, o funcionamento da energia solar ocorre pela transformação da energia térmica do sol em outros tipos de energia, como elétrica e térmica.
Sendo assim, vale citar que o maior benefício da energia solar é o seu grande apelo ambiental, afinal, ela é uma fonte limpa, inesgotável e ecológica de energia. No entanto, alguns fatores como o elevado custo de produção impedem o avanço da energia solar na matriz energética de muitos países.
Por fim, mesmo com algumas desvantagens, a energia solar é amplamente usada no mundo, especialmente para diversificar a matriz energética. No Brasil, um dos países que mais usa esse tipo de energia, diversas instalações produtoras estão ativas, especialmente na região Nordeste.