Início Quais as vantagens do uso de energia nuclear?

Quais as vantagens do uso de energia nuclear?

19 de outubro de 2022 às 18:22
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais as vantagens do uso de energia nuclear
Quais as vantagens do uso de energia nuclear (Foto/divulgação)

Embora seja alvo de críticas, a energia nuclear, também chamada de energia atômica, já representa uma das principais fontes de energia do planeta. Hoje, ela é primordialmente usada para produzir energia elétrica. Sendo assim, vamos te mostrar quais as vantagens do uso de energia nuclear.

Em suma, a energia nuclear é a energia gerada nas usinas nucleares. Ela ocorre através das reações nucleares entre urânio e outros elementos, como combustível. Assim, essas reações produzem calor que, posteriormente, é usado em turbinas a vapor para gerar energia elétrica.

Como funciona uma usina nuclear?

Quais as vantagens do uso de energia nuclear / Canal Desenrolado Videoaulas

As usinas nucleares funcionam similarmente às usinas termelétricas. Porém, o que difere as duas é que, na usina nuclear, o calor é gerado pela fissão ou fusão de átomos de urânio. Neste sentido, o calor aquece a água que, ao evaporar, gira a turbina, permitindo o funcionamento do gerador, que cria eletricidade para ser distribuída para a população.

Embora aparente ser uma forma perigosa de produzir energia elétrica, as usinas nucleares são altamente seguras. Isso porque o método atual utilizado, com refrigeração pela água, não oferece perigos, como os vistos em Chernobyl, onde o reator era movido por grafite, que é altamente inflamável.

Quais são as vantagens de usar energia nuclear?

Embora o Brasil tenha uma baixa produção de energia nuclear, essa fonte de energia possui grandes benefícios. Isso porque ela representa uma excelente fonte de geração de eletricidade, sendo que o Brasil é um dos países que mais consome energia elétrica no mundo.

Sendo assim, entre os principais benefícios do uso da energia nuclear, pode-se citar:

  • A energia nuclear é uma fonte limpa de energia, pois não usa combustíveis fósseis, ou seja, ela tem impactos ambientais menores comparados a outros meios;
  • Embora não seja renovável, ela tem como principal fonte o urânio, que ainda é encontrado em abundância no planeta;
  • O alto índice de urânio no médio prazo barateia o custo de produção desse tipo de energia;
  • A produção de energia nuclear não depende de fatores climáticas, diferente da energia solar, eólica e hidrelétrica;
  • As usinas nucleares ocupam áreas relativamente pequenas;
  • Devido aos sistemas de segurança, as usinas nucleares podem ser instaladas próximas a centros urbanos;
  • A energia nuclear não contribui para o aumento do efeito estufa.

Qual é o cenário da Energia nuclear no Brasil?

Hoje, o único estado do Brasil que conta com a produção de energia nuclear é o Rio de Janeiro. Isso porque, na cidade de Angra dos Reis, estão localizadas as usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, situadas no litoral do estado. Atualmente, elas são responsáveis por 3% de toda a energia elétrica produzida no país.

Além disso, também existe o projeto de construção da Usina Angra 3. Entretanto, as obras estão paralisadas há vários anos, devido a problemas financeiros e burocráticos. Em 2008, foi liberado uma nova licença ambiental para continuar com o andamento da terceira usina nuclear do país, que, até o momento, está prevista para iniciar suas operações em 2026.

Em comparação com os outros países, o Brasil ainda não é referência em grandes reservatórios de energia nuclear. Hoje, a principal fonte de geração de energia elétrica no país é através das usinas hidrelétricas. Entretanto, esse tipo de fonte de energia vem sendo criticada, especialmente devido aos impactos ambientais que oferece.

Conforme um estudo publicado pela BBC, as usinas nucleares situadas no estado do Rio de Janeiro produzem energia elétrica para abastecer cerca de 3% de toda a população do Brasil. Neste sentido, a criação de uma terceira usina nuclear é essencial para elevar os níveis da produção nacional de energia atômica. 

Relacionados
Mais recentes
Fechar