Início Quem foi que descobriu a energia eólica?

Quem foi que descobriu a energia eólica?

1 de novembro de 2022 às 17:50
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quem foi que descobriu a energia eólica
Quem foi que descobriu a energia eólica (Foto/divulgação)

Historicamente, a energia eólica é conhecida pela humanidade há mais de 3 mil anos. Na prática, a história da energia eólica começou quando diversas civilizações antigas usavam as forças dos ventos, através de cata-ventos, para moer grandes ou mover barcos a vela. Entretanto, quem foi que descobriu a energia eólica?

Quem foi que descobriu a energia eólica / Canal Probex Renováveis

Neste sentido, com o avanço da agricultura, o homem necessita cada vez mais de ferramentas que o ajudem nas diversas etapas do trabalho. Isso porque muitas tarefas como a moagem dos grãos e o bombeamento de água dependiam cada vez mais do esforço físico ou animal.

Dessa forma, essa situação levou ao desenvolvimento de uma forma primitiva de moinha, que continha um eixo vertical adicionado por uma longa haste presa a ela. Conhecidas como panêmimas chinesas, essas ferramentas tinham a possibilidade de variar a posição das pás conforme a ação da força dos ventos.

Como surgiu o aerogerador para produzir energia elétrica?

Quando perguntamos quem foi que descobriu a energia eólica, somos transportados ao fim do século XIX. Em 1888, Charles F. Bruch, um camponês que deseja a eletrificação em campo, montou na cidade de Cleveland, nos EUA, o primeiro cata-vento destinado à geração de energia elétrica. Assim, ele criou o primeiro aerogerador da história!

Na época, o aerogerador fornecia 12 kW em corrente contínua para garantir o carregamento de baterias, as quais eram destinadas, especialmente, para o fornecimento de energia para 350 lâmpadas incandescentes.

A sua roda principal possui 144 pás, 17 m de diâmetro e uma torre de 18 m de altura. O sistema era sustentado por um tubo metálico central de 36 cm que garantia o giro de todo o sistema. Dessa forma, a ferramenta podia acompanhar o vento predominante. Esse sistema ficou em operação por 20 anos, sendo desativado em 1908.

Na Europa, por volta de 1890, houve um grande interesse na energia eólica como fonte para produzir energia elétrica. Por isso, surgiu o primeiro programa governamental incentivando o desenvolvimento eólico da região.

Dessa forma, em 1987, foram construídas mais de 70 turbinas com potências em torno de 25 kW. Embora fossem promissores, elas não tinham conexão com a rede elétrica. Inclusive, uma tecnologia aérea foi testada para desenvolver pás similares as asas de um avião.

Inclusive, essa tecnologia, criada por volta da década de 1920, foi usada na Turbina Jacos, com um sistema eólico próprio, desenvolvido nos EUA. Em 1927, na França, Darrieus desenvolveu a primeira turbina de eixo vertical, um modelo bastante utilizado até hoje.

Como surgiram as turbinas eólicas de grande porte?

Um dos grandes passos para o desenvolvimento de aerogerador de grande porte para produzir eletricidade foi dado pela Rússia, em 1931. Na época, o país interpretava esse tipo de geração de energia como promissora, e decidiu criar uma política pública para incentivar sua produção. 

Por isso, surgiu o aerogerador Balaclava, um modelo avançado de 100 KW, que era conectado por uma linha de transmissão de 6,3 kV de 30 km a uma usina termelétrica de 20 MW. Essa instalação garantiu a primeira tentativa bem sucedida de se conectar a um aerogerador de corrente alternada com uma usina termelétrica na história.

Para funcionar, o gerador e o sistema de controle estão situados no alto da torre de 30 metros de altura, e a rotação era controlada pela variação do ângulo de passos das pás. No total, o sistema produzia em média 200 mil kWh ao ano, significando um fator médio de utilização de 32%.

Por fim, quando falamos da energia eólica para a geração de energia elétrica, não podemos definir os aerogeradores como uma tecnologia moderna, afinal, eles surgiram exatamente com o desenvolvimento da eletricidade no planeta.

Relacionados
Mais recentes
Fechar