A energia eólica é a energia produzida através da energia cinética do vento (as massas de ar em movimento) somado ao aquecimento eletromagnético do sol que, juntos, movimentam as pás dos captadores. Nesse sentido, a energia eólica consegue gerar muita energia, mas, poucas pessoas sabem quantos GWh gera uma turbina eólica.
Para produzir energia eólica, a energia cinética do vento é convertida em energia através das turbinas eólicas, ou aerogeradores. Esse tipo de aplicação de energia eólica remontando a origem da utilização dos ventos como forma de sobrevivência ao longo da humanidade.
Historicamente, a energia eólica só passou a ser considerada uma alternativa energética após a crise do petróleo, na década de 1970. Hoje, ela é considerada a “energia verde”, pois não oferece riscos ao meio ambiente, além de não precisar de combustíveis fósseis para ser produzida.
Como funciona a energia eólica?
Para a energia eólica ser produzida, a energia cinética do vento deve ser produzida quando o aquecimento das camadas de ar cria uma variação de camadas de pressão nas massas de ar.
Em seguida, a turbina eólica converte a energia cinética em energia mecânica através do movimento de rotação de pás e, sobretudo, através de um gerador, que garante a produção de energia elétrica. Hoje, a turbina eólica é composta pelos seguintes itens:
Anemômetro: ele mede a intensidade e a velocidade dos ventos. Costumam funcionar a cada dez minutos;
Biruta (sensor de direção): ele capta a direção dos ventos. A direção dos ventos deve estar perpendicular a torre para garantir o maior aproveitamento;
Pás: elas captam o vento, transformando sua potência ao centro do rotor;
Gerador: ele converte a energia mecânica do eixo em energia elétrica;
Mecanismos de controle: ele adequa a potência nominal a velocidade do vento;
Caixa de multiplicação (transmissão): esse item transmite a energia mecânica do eixo do rotor ao eixo do gerador;
Rotor: esse conjunto é conectado a um eixo que transmite a rotação das pás para o gerador;
Nacele: é um compartimento instalado no alto da torre contendo caixa, freios, multiplicadora, mancais, embreagem, controle eletrônico e sistema hidráulico;
Torre: a torre sustenta o rotor e a nacele na altura apropriada ao funcionamento.
Quais são as vantagens da energia eólica?
O principal benefício da energia eólica é que se trata de uma fonte de energia limpa e renovável. Além disso, ela não emite gases do efeito estufa, contribuindo para a descarbonização do planeta. Outro grande benefício é que a energia eólica não produz resíduos ao gerar energia elétrica.
Por outro lado, vale citar que a fonte da energia eólica é inesgotável, além de não haver custos associados à obtenção de matéria-prima, como geralmente ocorre com os combustíveis fósseis.
Além disso, os custos de implantação são consideravelmente baixos. Ademais, a necessidade de manutenção é pequena, e ainda é possível criar oportunidades de emprego nas regiões que recebem as turbinas.
Quais os critérios para produzir energia eólica?
Para que a energia eólica seja aproveitável do ponto de vista técnico, a usina eólica deve ser instalada em um local onde a densidade da massa do ar seja maior ou igual a 500 watts por metro quadrado, a uma altura de 50 metros. Além disso, a velocidade do vento deve ser de sete a oito metros por segundo.
Por outro lado, a construção de parques eólicos não depende somente de fatores técnicos sobre a disponibilidade dos ventos. Isso porque a instalação requer a realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que definem a melhor localização do parque eólica, especialmente em termos socioambientais.
Quantos GWh pode gerar uma turbina eólica?
A quantidade de volts gerada por uma turbina eólica é variável. Isso porque depende da localização da instalação, além da perspectiva do projeto. Hoje, a maior turbina eólica do mundo, a Haliade-X, possui capacidade de produção de 14 MW, podendo gerar até 74 GWh de energia por ano.