Início Quanto custa uma turbina eólica?

Quanto custa uma turbina eólica?

1 de novembro de 2022 às 15:23
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quanto custa uma turbina eólica
Quanto custa uma turbina eólica (Foto/divulgação)

A energia eólica é descrita como o processo onde o vento é transformado em energia cinética e, posteriormente, é convertido em energia elétrica com o uso de equipamentos específicos. Hoje, é possível ter um desses equipamentos em casa, mas, uma dúvida ainda pertinente é quanto custa uma turbina eólica.

Historicamente, o uso dos ventos para sobrevivência humana é datado de muito tempo. Isso porque ele sempre foi usado como gerador de energia, seja em sistemas de bombagem de água, para movimentação de brancos ou para a moagem de grãos.

Hoje, a ONU (Organização das Nações Unidas) define a energia eólica como MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo). Sendo assim, ela é considerada um grande aliado na descarbonização do planeta, especialmente porque é obtida de uma fonte inesgotável e sustentável, os ventos.

Quais são os impactos ambientais da energia eólica?

Quanto custa uma turbina eólica / Canal
Sertec Manutenção

Atualmente, a energia eólica é a mais investida entre as fontes de energia renováveis. Inclusive, ela já é considerada a melhor opção para substituir os combustíveis fósseis, como o petróleo, por exemplo. Isso porque ela é sustentável e oferece poucos riscos ao meio ambiente.

Hoje, os atuais modelos de exploração de energia são bastante criativos pelos grande impactos ambientais que geram. Neste sentido, isso acontece porque a produção desenfreada de combustíveis, como petróleo e gás natural, são responsáveis pelos gases de efeito estufa, além da poluição dos rios e dos mares.

Por outro lado, também temos as termelétricas, que contribuem para o efeito estufa devido ao lançamento constante de resíduos oriundos da queima de combustíveis, como óleo, madeira ou carvão vegetal.

Além disso, também temos as hidrelétricas, que alagam diversas áreas e alteram o curso dos rios. Paralelamente, temos as usinas nucleares que, mesmo oferecendo baixo risco ambiental devido a não produzir tantos resíduos, ainda podem contaminar o meio ambiente permanentemente por radiação. 

Como funciona um aerogerador?

A energia eólica é gerada pela movimentação de grandes turbinas chamadas de aerogeradores. Basicamente, eles podem ter formato de cata-vento ou moinhos. Além disso, as turbinas são instaladas em locais onde há a incidência dos ventos chamados predominantes.

Basicamente, o funcionamento do aerogerador ocorre pela transformação da energia cinética em energia elétrica. Para entender melhor, é necessário compreender que o vento é resultado de correntes de conversão na atmosfera da Terra, impulsionadas pela energia térmica gerada pelo sol. Em suma, o vento é um tipo de energia solar, ou seja, se não há sol, ele não existe.

Neste sentido, o vento surge na superfície terrestre quando há sol e água. Para isso, o calor do sol aquece mais rápido o solo que a água, sendo que o ar aquecido é mais leve, por isso, ele sobe. À noite, o ar sobre a água é mais quente e, por isso, é substituído pelo ar fresco do solo.

Esse movimento gera energia cinética que, eventualmente, pode ser transformada em energia elétrica através da movimentação das turbinas. Entretanto, essas turbinas possuem duas imitações: elas não funcionam sem ventos e, caso o vento seja em excesso, sua estrutura será danificada.

Como funciona a energia eólica para residências?

Geralmente, o consumo médio de energia elétrica em uma residência é de 166 kWh/mês, em uma estimativa do Ministério das Minas de Energia. Por isso, somente uma turbina eólica consegue produzir energia suficiente para abastecer até 300 casas.

Além disso, não existem limites no abastecimento das residências e unidades comerciais com energia eólica. Por isso, ela pode ser usada para aquecimento de água, iluminação, autonomia, carregamento de veículos elétricos, equipamentos eletroeletrônicos, entre muitos outros.

Qual é o preço de uma turbina eólica?

O valor de uma turbina eólica pode variar, mas, em média, com o projeto em pleno funcionamento o preço de uma turbina é de 10 milhões de reais. Excluindo custos adicionais, o valor somente da turbina está em torno de 5 a 6 milhões de reais.

Qual é o preço de uma turbina eólica residencial?

Como mencionado, existe a possibilidade de instalar uma turbina eólica residencial. Geralmente, ela pode ser usada sozinha ou somada a outras instalações elétricas, como um painel fotovoltaico, por exemplo. Embora não seja tão popular no Brasil, as turbinas eólicas residenciais já representam uma tendência em resíduos como Ásia e Europa.

No Brasil, para instalar uma turbina eólica residencial, o valor está entre R$2 mil a R$4 mil reais.

Relacionados
Mais recentes
Fechar