Início Quanto custa para montar uma torre de energia eólica?

Quanto custa para montar uma torre de energia eólica?

2 de novembro de 2022 às 16:51
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quanto custa para montar uma torre de energia eólica
Quanto custa para montar uma torre de energia eólica (Foto/divulgação)

A energia eólica pode ser definida como a energia proveniente da força dos ventos, que é usada para a geração de eletricidade. Por ser um tipo de energia limpa e renovável, vem crescendo exponencialmente em todo o mundo. No entanto, quanto custa para montar uma torre de energia eólica?

Hoje, os parques eólicos representam uma forma sustentável e limpa de gerar energia elétrica. Além disso, eles permitem que baixes com poucos recursos energéticos consigam expandir a sua matriz energética, especialmente porque não depende de muitos recursos naturais.

Por outro lado, a energia eólica ainda é criticada por gerar poluição sonora e visual. Isso porque, quando giram, as turbinas eólicas geram um grande ruído, afetando a vida da população que vive próxima ao parque eólico. Além disso, essas estruturas gigantescas causam uma grande mudança visual, ou seja, elas “poluem” a visão do local onde estão instaladas.

Como funciona a produção de energia eólica?

Quanto custa para montar uma torre de energia eólica / Canal ELÉTRICA EASY

A conversão da energia dos ventos em energia elétrica ocorre através de um equipamento chamado aerogerador, ou turbina eólica. Esses grandes equipamentos possuem hélices que se movimentam com a força dos ventos.

No processo de criação de eletricidade, a energia cinética do vento é transformada em energia mecânica e, em seguida, é convertida para energia elétrica. Normalmente, um sistema eólico pode ser usado em três aplicações distintas:

Sistemas isolados: são sistemas de pequeno porte, ideais para abastecer certas regiões onde não é viável fazer uma extensão da rede elétrica;

Sistemas híbridos: usam mais de uma fonte para a geração de energia, por exemplo, ele pode ser composto por turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos. Além disso, são utilizadas para garantir o fornecimento a uma grande quantidade de consumidores;

Sistemas interligados à rede: possuem um grande número de aerogeradores, criando parques eólicos. Em suma, toda a energia produzida por esse sistema é enviada diretamente à rede elétrica.

Quais são as vantagens da Energia Eólica?

Existem várias vantagens na geração e uso da energia eólica, mas, sem dúvida, a maior delas é que se trata de uma fonte de energia limpa e renovável. Isso acontece porque ela depende de um único fator – os ventos – para produzir energia elétrica.

Além disso, a energia eólica não emite gases do efeito estufa, nem poluente, nem mesmo gera resíduos. Conforme uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), somente em 2019, a energia eólica evitou a emissão de 21 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2).

Por outro lado, outro grande benefício da energia elétrica é que ela possibilita o crescimento da economia nas regiões escolhidas para a instalação das turbinas eólicas

Como exemplo, temos o município de João Câmara, a 100 km de Natal (RN). Na última década, a cidade foi identificada como uma excelente opção para a geração de energia eólica, devido à constância dos ventos. Dessa forma, o local conseguiu receber investimento energético, garantindo o seu desenvolvimento.

Isso aconteceu porque, em 2019, uma grande empresa eólica realizou uma parceria com moradores da região para usar de suas terras em troca de pagamentos mensais, além de garantir a conservação do solo.

No entanto, os benefícios da energia eólica não se resumem somente a população ou meio ambiente, pois ela também é uma grande aliada nas crises governamentais, já que reduz a dependência brasileira energética do exterior.

Neste sentido, a energia eólica contribui para o Brasil cumprir suas metas internacionais de sustentabilidade e, consequentemente, evitando penalidades da ONU.

Qual é o valor mínimo para montar uma torre eólica?

Atualmente, existem mais de 800 parques eólicos em funcionamento no Brasil. Os grandes investimentos ocorreram devido à possibilidade de gerar bastante energia com investimentos acessíveis. Sendo assim, para instalar uma única torre eólica, o custo está entre 4 a 5 milhões de reais.

Relacionados
Mais recentes
Fechar