Início Quantas usinas eólicas existem no Brasil?

Quantas usinas eólicas existem no Brasil?

2 de novembro de 2022 às 17:06
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quantas usinas eólicas existem no Brasil
Quantas usinas eólicas existem no Brasil (Foto/divulgação)

A energia eólica é uma fonte energética alternativa, limpa e renovável, que usa um recurso com capacidade de regeneração, o vento. Por ser um tipo ecológico de energia, o Brasil passou a investir fortemente nessa produção de energia e, por isso, vamos te mostrar quantas usinas eólicas têm no Brasil.

Em suma, o funcionamento de uma usina eólica está ligado a constâncias dos ventos. Dessa forma, a principal vantagem da produção de energia elétrica é o seu caráter acessível e limpo, no entanto, ela ainda pode ser considerada limitada, já que depende das condições da natureza para funcionar.

Por outro lado, o setor energético global aponta a energia eólica como uma das mais promissoras do futuro, afinal, ela não emite gases de efeito estufa, nem produz resíduos durante o seu processo. No entanto, ela ainda possui algumas desvantagens, como a poluição sonora e visual.

Como funciona a energia eólica?

Quantas usinas eólicas existem no Brasil / Canal CNN Brasil Business
 

Na prática, a transformação da energia mecânica pelos ventos é convertido em energia elétrica, através das turbinas eólicas. Em suma, esses equipamentos funcionam com cataventos gigantes, acionados pela força dos ventos, a partir da circulação da atmosfera.

Neste sentido, para poder ser produzida, a energia eólica depende de fatores como constância, velocidade e a direção dos ventos. Por isso, ela ainda é considerada limitada, já que os parques eólicos não podem ser instalados em todo lugar, sendo desvantajosos para alguns países, por exemplo. 

Dessa forma, as turbinas eólicas devem ser instaladas tendo como base a circulação atmosférica de determinadas localidades, sempre sendo orientados estudos para conhecer a direção dos ventos, para garantir maior captação desse recurso.

Em suma, os parques eólicos são construídos mediante um conjunto de aerogeradores, que vão determinar o volume total produzido pela unidade de energia frente ao número absoluto de turbinas eólicas existentes. Na prática, as turbinas eólicas são compostas por dois equipamentos principais:

  • Rotor: similar a um catavento, é a estrutural responsável pela captação dos ventos, além de sua transformação em energia mecânica;
  • Gerador: similar a outras estruturas energéticas, ele garante a conversão da energia mecânica produzida pelo rotor em energia elétrica.

Em seguida, após esse processo, a energia gerada é distribuída através das linhas de transmissão para o consumidor final.  Inclusive, as instalações dos parques eólicos podem ocorrer no solo, sendo nomeados de onshore, além de estruturas metálicas construídas nos oceanos, conhecidas como offshore.

Quais são os tipos de energia eólica?

Os parques eólicos são divididos conforme a tipologia da sua capacidade de geração de eletricidade, além de sua utilização pela sociedade. Dessa forma, existem três tipos de sistemas principais, ou seja, instalações comuns de aerogeradores para a produção energética nos parques. Esses sistemas são:

Sistemas isolados: são definidos como de pequeno porte, pois possuem cobertura geográfica restrita. Em suma, eles são usados para abastecer pequenas localidades que, no geral, não dispõem de outras fontes energéticas.

Sistemas interligados: são os sistemas de média e grande magnitude, ou seja, possuem um elevado número de turbinas eólicas. Na prática, esses sistemas são empregados para a geração de uma grande quantidade de energia.

Sistemas híbridos: esses sistemas utilizam duas ou mais fontes de energia para funcionar. Como exemplo, pode-se citar uma usina composta por aerogeradores e painéis fotovoltaicos, que produzem energia solar e eólica simultaneamente. Ademais, esses sistemas também são usados para abastecer um maior volume de consumidores.

Atualmente, o sistema híbrido é um dos mais usados no Brasil, especialmente em instalações residenciais, que visam diminuir o valor do consumo de energia através de suas próprias instalações.

Quantos parques eólicos estão em operação no Brasil?

Nas últimas décadas, o investimento em energia eólica praticamente dobrou no Brasil. Dessa forma, hoje, o país conta com 812 parques eólicos em operação.

Relacionados
Mais recentes
Fechar