Início Quantas turbinas eólicas existem no Brasil?

Quantas turbinas eólicas existem no Brasil?

3 de novembro de 2022 às 13:58
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quantas turbinas eólicas existem no Brasil
Quantas turbinas eólicas existem no Brasil (Foto/divulgação)

A princípio, podemos definir a energia eólica como a energia proveniente do vento, gerada a partir das turbinas eólicas, ou aerogeradores. Por ser uma maneira eficiente e ecológica de produzir energia, a energia eólica está em expansão na América Latina e, por isso, vamos te mostrar quantas turbinas eólicas existem no Brasil.

No Brasil, a primeira turbina eólica foi instalada em 1992, em Fernando de Noronha (PE). Na mesma época, foram implementados outros projetos em energia eólica nas regiões Norte e Nordeste do país. Anos depois, em 2002, o Programa de Incentivos a Fontes Alternativas de Energia (PROINFA) foi criado para fomentar a produção desse tipo de energia.

Hoje, a região Nordeste ainda é líder no setor eólico brasileiro, sendo responsável por 80% de toda a energia eólica gerada em território nacional. Neste sentido, a região conta com mais de 600 parques eólicos em funcionamento, sendo que, até 2030, outras 30 instalações devem começar a operar.

Como funciona uma turbina eólica?

Quantas turbinas eólicas existem no Brasil / Canal TV Brasil

As turbinas eólicas, ou aerogeradores, são constituídos por pás que giram com a força do vento, fazendo girar o eixo do gerador. Neste processo, a energia cinética do vento é transformada em energia mecânica que, posteriormente, é convertida em energia elétrica através do gerador ligado ao eixo do rotor.

Inclusive, a corrente elétrica produzida por uma turbina eólica é uma corrente contínua, contudo, ela pode ser alterada para corrente alternada para enviar energia para grandes distâncias eficientemente.

Atualmente, as instalações em terra (onshore) são maioria nos parques eólicos, mas também podemos contar com sistemas offshore, onde grandes instalações são feitas no mar, para aproveitar os ventos fortes marítimos. Aliás, esses sistemas são muito populares nos EUA e na Europa.

Geralmente, para fornecer energia a uma comunidade, são necessárias diversas turbinas eólicas, ou seja, é preciso construir um ou vários parques eólicos para produzir mais energia.

Hoje, a energia eólica é mais barata que a energia produzida com elementos nucleares, gás ou carvão. Entretanto, para ser produzida, a energia eólica depende de alguns fatores, como toxicidade humana, qualidade do ar e alterações climáticas constantes.

Quais as vantagens em utilizar energia eólica?

Na prática, a maior vantagem da energia eólica está no fato de que o vento é uma fonte gratuita e inesgotável. Além disso, a geração de energia eólica é uma prática sustentável, já que não polui a atmosfera, não gera resíduos e nem emite CO2, como a produção de combustíveis fósseis, por exemplo.

Dessa forma, por ser abundante e ecologicamente limpa, a energia eólica está em evidência frente a diferentes tipos de energias de fontes alternativas, sendo o segundo tipo de energia mais produzido no Brasil, perdendo apenas para a energia hidrelétrica.

Outro benefício são os baixos custos de manutenção dos aerogeradores. Além disso, a vida útil de uma turbina é de 20 a 25 anos, ou seja, um parque eólico pode gerar energia por muito tempo.

No Brasil, as vantagens da energia eólica estão associadas à possibilidade de construir usinas eólicas em propriedades rurais com plantações ou criações de gado, ou seja, essa atividade não impossibilita as atividades costumeiras de uma região.

Paralelamente, a predominância dos ventos em regiões costeiras brasileiras é um ponto positivo, já que estas áreas contam com uma maior concentração de linhas de transmissão devido à proximidade dos grandes centros urbanos, reduzindo os custos dos projetos eólicos.

Por fim, ainda existe o Mercado Livre de Energia, que promove o crescimento de energias renováveis, como a eólica. Por ele, os consumidores podem receber descontos progressivos por usar energias renováveis e limpas.

Quantos aerogeradores estão em operação no Brasil?

Devido aos ventos fortes, especialmente na região Nordeste, o Brasil tem investido fortemente no setor eólico. Hoje, o país conta com mais de 880 parques eólicos em funcionamento que, ao todo, possuem mais de 9.200 turbinas eólicas em operação.

Relacionados
Mais recentes
Fechar