Início Quantas casas uma torre eólica abastece?

Quantas casas uma torre eólica abastece?

1 de novembro de 2022 às 17:02
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quantas casas uma torre eólica abastece
Quantas casas uma torre eólica abastece (Foto/divulgação)

A energia eólica, gerada a partir do vento, funciona com um sistema de conversão de energia mecânica para energia elétrica, através de turbinas eólicas. Neste sentido, elas podem gerar uma grande quantidade de energia, abastecendo milagres de cidades. Entretanto, muitos ainda possuem uma dúvida: quantas casas uma torre eólica abastece?

Quantas casas uma torre eólica abastece / Canal
aTech PT

Historicamente, a utilização dessa fonte de energia foi oriundo de trabalhos mecânicos por moinhos e cataventos, que eram usados como moagem de grãos, bombeamento de água e movimentação de barcos. Ao longo do tempo, essa tecnologia foi aprimorada, sendo costumeiramente usada para produzir energia elétrica.

A partir da década de 1970, a energia eólica passou a ser uma alternativa para a produção de energia elétrica, devido à crise do petróleo. Hoje, essa fonte de energia é considerada uma das mais limpas e sustentáveis, especialmente por usar uma fonte inesgotável para produção, o vento.

Como é produzida a energia eólica?

A energia eólica é produzida através da força dos ventos em um processo de conversão de energia cinética, oriundo do movimento, em eletricidade. Isso acontece através de turbinas eólicas ou aerogerador, que se assemelham aos moinhos de ventos. Atualmente, os aerogeradores compõem os parques eólicos, que podem gerar uma grande quantidade de energia.

Em suma, a estrutura de uma turbina eólica é composta por uma torre, um rotor e as pás. Na prática, o vento faz com que as pás girem em uma velocidade variante de 10 a 25 rotações por minuto, acionando assim o rotor, a estrutura na qual as pás estão conectadas.

Em seguida, o movimento do rotor é multiplicado na nacele, a estrutura retangular posicionada através das pás, que está conectada à torre da turbina. No interior da nacele, está situado o gerador, responsável pela conversão da energia cinética em energia elétrica.

Após ser produzida, a eletricidade é conduzida através de dutos, situados no interior da torre, para dois transformadores antes de ser enviado à rede. Assim, essa energia é enviada a rede de distribuição que, posteriormente, distribui a energia elétrica para os consumidores finais.

Quais são as vantagens da energia eólica?

O principal benefício da energia eólica é que se trata de uma fonte de energia limpa e renovável. Além disso, ela não libera gases do efeito estufa, responsáveis pelas mudanças climáticas e carbonização do planeta. Outra vantagem é que esse tipo de energia não produz resíduos ao gerar eletricidade.

Por utilizar do vento para ser produzida, a energia eólica se baseia numa matéria-prima inesgotável, sem contar que não há custos associados para sua obtenção. Dessa forma, a produção de energia eólica tende a ser mais barata do que a produção de petróleo, por exemplo.

Outra vantagem é que a implantação desse tipo de energia é relativamente baixa. Paralelamente, ainda existe pouca necessidade de manutenção, assim como há a geração de novas oportunidades de emprego nas áreas onde são instalados os parques eólicos.

Quantas casas são abastecidas por uma turbina eólica?

Para compreender quantas residências podem ser abastecidas com uma turbina eólica, é necessário analisar o tamanho da turbina e os componentes que ela possui. Por isso, o número de residências abastecidas por uma única turbina pode variar de 100 a 800 residências.

Entretanto, uma empresa chinesa, a Mingyang Smart Energy Group, visa lançar a maior turbina eólica do mundo. Chamada de MySE 16.0-242, ela possui 242 metros de diâmetro e é capaz de produzir 16 megawatts/hora. Além disso, suas lâminas possuem 118 metros, e sua instalação cobre uma área de até 46 mil metros quadrados.

Sendo assim, a nova turbina tem a capacidade para gerar 80 mil megawatts/hora de eletricidade, o suficiente para abastecer 20 mil casas. Como consequência, isso evita a emissão de 1,6 milhão de toneladas de dióxido de carbono, sendo que a turbina tem 25 anos de vida útil, conforme o fabricante.

Relacionados
Mais recentes
Fechar