A energia eólica é uma energia renovável gerada pela força dos ventos. A estrutura onde ocorre a conversão da energia cinética em energia elétrica é chamado de aerogerador ou turbina eólica. Por ser um tipo de energia bastante comum, vamos te mostrar qual é o país que mais usa a energia eólica.
Hoje, a energia eólica é considerada mais barata do que as demais, além de não gerar a emissão de poluentes na atmosfera. Por outro lado, as estruturas instaladas nos parques eólicos causam ruídos e impactam negativamente a fauna local, podendo causar a morte de pássaros e morcegos.
No Brasil, a produção de energia eólica vem crescendo exponencialmente, tendo como os maiores produtos os estados do Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte. Neste sentido, energia eólica já é a segunda fonte energética mais usada no Brasil, perdendo apenas para as hidrelétricas.
Quais são os países que mais usam energia eólica?
Atualmente, o uso da energia eólica tem sido um pilar fundamental para a matriz energética de muitos países. Sendo assim, confira quais são os países que mais usam energia eólica.
1 – China
A China é líder mundial em energia eólica, produzindo 221 GW anualmente, cerca de um terço da capacidade global. Além disso, o país conta com o maior parque eólico onshore do mundo, com capacidade de 7.966 megawatts.
Entretanto, embora tenha a maior capacidade de energia eólica do mundo, a China ainda produz 54% da sua eletricidade a carvão. Por isso, o país visa a neutralidade de carbono até 2060, se apoiando na energia eólica para chegar nesse patamar.
2 – Estados Unidos
Os Estados Unidos possuem capacidade de 96.5 GW de capacidade instalada na energia eólica. Aliás, seis dos dez maiores parques eólicos onshore do mundo estão no país. Isso inclui o Alta Wind Energy Center, na Califórnia, com capacidade de 1.589 MW, sendo o segundo maior parque eólico onshore do planeta.
3 – Alemanha
A Alemanha possui a terceira maior capacidade instalada de energia eólica do mundo, sendo líder na Europa, com 59,6 GW. Além disso, o país visa fornecer 65% de todo o seu consumo de eletricidade através de fontes renováveis até 2030.
Para cumprir essa missão, a Alemanha planeja instalar 71 GW de capacidade eólica onshore até 2030, assim como 20 GW instalados no mar (offshore).
4 – Índia
A Índia possui a segunda maior capacidade eólica da Ásia, com um total de 35 gigawatts. Inclusive, o terceiro e o quarto maiores parques eólicos terrestres do planeta estão situados na Índia, sendo o parque eólico Muppandal, com 1.500 MW de capacidade, em Tamil Nadu, e o parque eólico Jaisalmer, com 1.065 MW, em Rajasthan.
5 – Espanha
A Espanha é o segundo país europeu, e o quinto ao nível mundial, com a maior geração eólica, marcando um total de 23 gigawatts. Hoje, esse montante corresponde a 18% do fornecimento de energia elétrica no país.
6 – Reino Unido
O Reino Unido conta com capacidade total de 20,7 gigawatts. Além disso, ele possui seis dos dez projetos eólicos offshore de maior capacidade do planeta. Entre eles, temos o projeto Walney Extension, considerado o maior projeto eólico offshore do mundo.
7 – França
Gigante no setor nuclear, a França não fica atrás na produção eólica. Isso porque o país conta com 15,3 gigawatts de capacidade instalada. Inclusive, a França está numa transição energética, substituindo a energia nuclear, sua maior fonte energética, por fontes renováveis.
8 – Brasil
Sendo a maior potência eólica da América Latina, o Brasil conta com 14,5 gigawatts instalados em seus parques eólicos.
9 – Canadá
Atualmente, o Canadá conta com 12,8 gigawatts de capacidade instalada de energia eólica. No país, temos o projeto Rivière-du-Moulin, um dos maiores parques eólicos da América do Norte.