A energia eólica é uma energia proveniente dos ventos, convertida em energia elétrica através de aerogeradores. Por ser abundante e ecologicamente limpa, ela tem ganhado espaço na matriz brasileira, mas, você sabe qual é o lugar que mais vento no Brasil? Vamos te mostrar!
No Brasil, a primeira turbina eólica foi instalada em 1992, em Fernando de Noronha (PE). Em seguida, diversos programas eólicos foram implementados no país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Inclusive, ambas as regiões são as mais favoráveis para a produção desse tipo de energia no Brasil.
Neste sentido, hoje, a região Nordeste é a maior produtora de energia eólica do país, sendo responsável por 80% da energia eólica gerada em solo brasileiro. Para isso, a região conta com mais de 600 parques eólicos em funcionamento, sendo que a estimativa é que mais 30 sejam finalizados até o fim da década.
Como a energia eólica funciona?
Em suma, os aerogeradores, ou turbinas eólicas, são responsáveis por captar a energia cinética do vento, e transformar em energia mecânica. Em seguida, essa energia é convertida em energia elétrica, sendo enviada para as centrais de distribuição pelo país.
Neste processo, a dependência dos ventos é enorme, por isso, é necessário agrupar um grande número de turbinas eólicas, sendo que elas devem estar viradas em direção ao vento. Sendo assim, as forças do vento começaram seu trabalho, com apoio de três equipamentos na turbina:
- Rotor: possuindo duas ou três pás, ele capta a força do vento e transfere para o gerador, convertendo a força em energia mecânica;
- Caixa multiplicadora: unida ao motor, ela aumenta a força de rotação das pás, podendo ir de 30 a 150 rotações por minuto;
- Gerador: sua função é converter a energia mecânica da rotação em energia elétrica.
Após esse processo, os cabos subterrâneos transportam essa energia até as subestações da região e, em seguida, ela é enviada às redes de distribuição das companhias elétricas.
Quais são as principais vantagens da energia eólica?
A maior vantagem da energia eólica é que ela usa um recurso inesgotável, o vento. Por outro lado, esse tipo de produção não emite gases do efeito estufa, ou seja, não contribui para o aquecimento global. Além disso, a produção de energia eólica não gera resíduos ao meio ambiente.
Paralelamente, não existem custos para ter acesso à matéria-prima, afinal, a produção usa de ventos para existir. Hoje, os investimentos para construção e manutenção de parque eólicos são consideravelmente baixos, gerando emprego e renda para as comunidades onde são instalados.
Quais as maiores desvantagens da energia eólica?
A maior desvantagem da energia eólica é que, devido às condições climáticas, os parques eólicos só podem ser construídos em determinadas regiões, que possuam ar com densidade maior ou igual a 500 watts por metro quadrado, além da velocidade do vento ser de sete a oito metros por segundo.
Além disso, também é necessário realizar os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para confirmar se não haverá danos ambientais ou aos moradores do entorno.
Por outro lado, também é necessário um estudo prévio, para garantir que as estruturas não estarão na rota de pássaros e morcegos que, geralmente, costumam ficar feridos – ou vir a óbito – com essas construções.
Paralelamente, os humanos também podem ser afetados, afinal, existe a poluição sonora devido ao ruído causado pelas hélices das turbinas, e também o impacto visual das casas próximas aos parques eólicos.
Qual é o estado que mais venta no Brasil?
Possuindo um vento de interior, a Bahia é o lugar que mais venta no Brasil. Curiosamente, diferente de outros estados nordestinos, o litoral da Bahia não tem vento, logo, não é propício para produzir energia eólica.