Início Qual é a vantagem da energia eólica?

Qual é a vantagem da energia eólica?

2 de novembro de 2022 às 17:37
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é a vantagem da energia eólica
Qual é a vantagem da energia eólica (Foto/divulgação)

A energia eólica é gerada a partir do vento, ou seja, é uma energia renovável, que usa de um recurso natural inesgotável para a geração energética. Neste sentido, ela é interpretada como a “energia do futuro”, entretanto, por ainda representar uma parcela pequena da matriz energética, poucas pessoas sabem qual é a vantagem da energia eólica.

Na prática, a energia eólica ocorre através do processo de transformação da energia cinética em energia mecânica, que é convertida em energia elétrica através dos aerogeradores, ou turbinas eólicas. Em suma, esses equipamentos, similares a um catavento, são responsáveis pela captação de ventos e geração de energia.

Sendo assim, as usinas de energia eólica, ou parque eólicos, compõem um sistema complexo de equipamentos, que precisam de condições favoráveis para o seu funcionamento, sendo a constância dos ventos a maior delas.

Como está o setor de energia eólica no Brasil?

Qual é a vantagem da energia eólica / Canal Narah Gutierre’

O Brasil possui um enorme potencial para geração de energia eólica, sendo o equivalente a três vezes a capacidade atual instalada no país. Conforme dados da Empresa de Pesquisa e Energia (EPE), a energia eólica já responde por 8,7% da matriz elétrica brasileira, perdendo somente das hidrelétricas e da energia gerada da biomassa.

Devido a fatores como o relevo e as condições atmosféricas que condicionam a geração de ventos intensos, o maior potencial eólico do Brasil está situado na região Nordeste, especificamente em sua faixa litorânea.

Em 2020, os estados do Nordeste foram os responsáveis por 85,6% de toda a energia eólica produzida no Brasil. Neste sentido, o percentual representa um número bastante expressivo, pois, a região Sul, a segunda maior produtora de energia eólica do país, produziu apenas 11,5%.

No mesmo ano, a Bahia se destacou sendo a maior produtora brasileira de energia eólica, garantindo uma grande quantidade de novos projetos de instalação e ampliação de parques eólicos no estado nos próximos anos. Além disso, entre os maiores produtores nacionais também estão os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.

Qual é a maior vantagem da energia eólica?

A princípio, a maior vantagem da energia eólica é o fato dela ser gerada de uma fonte renovável, os ventos. Por outro lado, ela também é uma energia considerada limpa por não emitir poluentes na atmosfera durante o seu processo de produção.

Além disso, o seu custo de instalação e manutenção tem caído progressivamente nas últimas décadas, tornando a energia eólica uma fonte de energia mais competitiva e acessível.

Quais são as desvantagens da energia eólica?

Embora apresenta diversos benefícios, a produção de energia eólica também possui algumas desvantagens. Isso porque, mesmo tendo um impacto ambiental menor em comparação a outras fontes, as turbinas eólicas representam um perigo real para animais, como pássaros e morcegos, que são mortos em colisão com as hélices em movimento.

Outro ponto negativo é que as turbinas eólicas, quando estão em constante movimento, produzem um ruído elevado, criando um desconforto às populações que vivem nas proximidades dos parques eólicos. Inclusive, os parques eólicos também geram poluição visual.

Além disso, a geração de energia eólica depende diretamente de um fenômeno natural. Por isso, a instalação dos parques é especialmente seletiva, ou seja, deve ocorrer onde há uma elevada incidência de ventos, não podendo ser feita em qualquer lugar.

Por outro lado, a produção de energia eólica é irregular, afinal, os ventos não sopram constantemente, nem com a mesma intensidade.

Finalmente, vale ressaltar que, mesmo que os custos de instalação tenham diminuído com a maior adesão à energia eólica, eles ainda se mantêm em um patamar elevado, ou seja, investir em energia eólica é uma opção cara para diversos setores da sociedade.

Relacionados
Mais recentes
Fechar