Início Qual é a maior usina eólica do Brasil?

Qual é a maior usina eólica do Brasil?

3 de novembro de 2022 às 13:37
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é a maior usina eólica do Brasil
Qual é a maior usina eólica do Brasil (Foto/divulgação)

A energia eólica é uma energia renovável proveniente dos ventos, onde é gerado energia elétrica através de aerogeradores. No Brasil, esse tipo de energia já representa 10% da matriz energética, sendo que o setor continua em constante expansão. Por isso, vamos te mostrar qual é a maior usina eólica do Brasil.

Atualmente, a energia eólica vem se destacando no cenário energético global, afinal, é uma energia abundante e ambientalmente limpa. Neste sentido, ela se destaca frente a outras fontes de energia, especialmente porque está nos padrões esperados para a produção futura de energia.

Além disso, a energia eólica também pode ser integrada ao Mercado Livre de Energia, onde os consumidores recebem descontos progressivos mediante o consumo de energia, por isso, é uma excelente maneira de conseguir criar uma matriz energética limpa e diversificada.

Como funciona uma turbina eólica?

Qual é a maior usina eólica do Brasil / Canal Enel Brasil

A turbina eólica, ou aerogerador, é um equipamento composto por uma torre alta, feita de aço ou concreto, normalmente pintada de cinza-claro, além de duas ou três hélices. Geralmente, essas hélices são constituídas de fibra de vidro, reforçadas com poliéster.

Neste sentido, as turbinas eólicas podem ser posicionadas em terra firme, no sistema onshore, ou em alto mar, no sistema offshore. Geralmente, as turbinas offshore funcionam com maior continuidade, de idade a regularidade constante dos ventos marinhos.

Para as turbinas funcionarem, as massas de ar giram as pás em torno do rotor, que está conectado a um eixo principal, ligado a um gerador para produzir energia elétrica. Neste processo, a energia cinética do vento é transformada em energia elétrica pelo gerador.

Em suma, para fornecer eletricidade para uma região inteira, são necessárias diversas turbinas eólicas que, juntas, criam um parque ou central eólica.

Quais as vantagens em utilizar energia eólica?

Em geral, o maior ponto positivo da energia eólica é o fato de que o vento é uma fonte gratuita e inesgotável. Por outro lado, a captação de energia eólica é sustentável, pois não gera resíduos, não polui e nem libera gases responsáveis pelo efeito estufa.

Além disso, as turbinas possuem um custo de manutenção baixo. Geralmente, a vida útil dos aerogeradores varia entre 20 a 25 anos. No Brasil, os benéficos desse tipo de energia estão atrelados a possibilidade de construir parques eólicos em propriedades rurais com plantações ou criações de gado. Dessa forma, essa atividade pode coexistir com as práticas econômicas locais, oferecendo maiores benefícios econômicos e sociais.

Hoje, a predominância dos ventos favoráveis nas regiões costeiras, onde está a maior concentração de linhas de transmissão, permite a redução dos custos dos projetos eólicos, afinal, devido à proximidade aos grandes centros urbanos, fica mais fácil transmitir energia.

Como mencionado, ainda existe o Mercado Livre de Energia, que promove o crescimento de energias renováveis. Nesse aspecto, o programa permite um desconto de 50% na tarifa de transporte de energia, ou seja, é possível integrar a energia eólica e receber descontos por isso.

A história da Energia Eólica no Brasil

O uso comercial da energia eólica no Brasil começou em 1992, com a instalação das primeiras turbinas eólicas em Fernando de Noronha (PE). Atualmente, o Brasil conta com mais de 880 parques eólicos em funcionamento no país, sendo o líder do setor no mercado sul-americano.

Além disso, a produção diária média do Brasil é de 2,9 megawatts, o suficiente para abastecer 13 milhões de pessoas. Paralelamente, a energia eólica representa 10% da matriz energética brasileira, sendo que a meta, conforme o Ministério das Minas e Energia, é chegar a 11% até 2023.

Qual é a maior empresa eólica do Brasil?

Devido ao crescimento do setor, diversas empresas eólicas foram instaladas no Brasil. Atualmente, a Enel Green Power não somente possui os maiores parques eólicos do país, como também é a maior empresa do ramo na América Latina. 

Relacionados
Mais recentes
Fechar