A princípio, podemos definir a energia eólica como a energia proveniente da força dos ventos. Por conseguir gerar eletricidade sem emitir gases de efeito estufa, é considerada a “energia do futuro”. Por isso, diversos parques eólicos são construídos, mas, você sabe qual é a maior torre eólica do mundo?
Primeiramente, a energia eólica possui uma grande vantagem: pode contribuir para a matriz energética de muitos países, especialmente aqueles com poucos recursos financeiros e/ou naturais. Neste sentido, ela se apresenta como uma boa oportunidade, afinal, não demanda grandes investimentos como uma usina nuclear, por exemplo.
Por outro lado, uma torre eólica não pode ser instalada em qualquer lugar. Isso porque é necessário avaliar as condições do vento, como constância e força. Sendo assim, por mais vantajosa que seja, a energia eólica tende a ser limitada a regiões com forte incidência de ventos.
Como é produzida a energia eólica?
Em suma, a transformação da energia do vento em energia elétrica ocorre através de um equipamento chamado aerogerador, ou turbina eólica. Esse equipamento possui hélices que se movem com a força dos ventos.
No processo, a energia cinética do vento é transformada em energia mecânica e, posteriormente, convertida em energia elétrica. Geralmente, o sistema eólico pode ser usado em três aplicações distintas:
- Sistemas isolados: são sistemas de pequeno porte usados para abastecer regiões onde não é necessário criar uma extensão da rede elétrica;
- Sistemas híbridos: utilizam mais de uma fonte de geração de energia, por exemplo, esse sistema pode usar de turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos para produzir energia simultaneamente;
- Sistemas interligados à rede: possuem um grande número de turbinas eólicas, formando os famosos parques eólicos. Neste tipo de sistema, toda a energia produzida é enviada diretamente à rede elétrica.
Quais são os benefícios da energia eólica?
A energia eólica conta com diversas vantagens, sendo a maior delas não emitir dióxido de carbono na atmosfera, além de não gerar resíduos na sua produção. Por outro lado, a energia eólica também reduz a dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo, por exemplo.
No Brasil, a energia eólica representa uma excelente fonte de complementação da energia hidrelétrica, da qual o país ainda é fortemente dependente. No entanto, devido a seus benefícios, a construção desse tipo de energia já vem sendo usada, especialmente porque gera mais empregos e renda para a população.
Quais são as desvantagens da energia eólica?
Embora a energia eólica seja considerada uma fonte de energia limpa e renovável, ela ainda possui alguns impactos negativos, como a poluição sonora e visual. Isso acontece porque, ao funcionar, os aerogeradores produzem muito ruído, sendo também responsáveis pela poluição visual de pequenas regiões, por exemplo.
Atualmente, o desenvolvimento tecnológico permitiu a redução desse ruído em muitos parques eólicos, mas, ele ainda está presente em diversas regiões do país. Além disso, geralmente, os parques eólicos são instalados em áreas livres para melhor aproveitamento dos ventos, ou seja, eles ficam bastante visíveis. Dessa forma, modificam negativamente a paisagem, criando uma poluição visual drástica em pequenas regiões.
Por outro lado, a energia eólica também apresenta impactos sobre a fauna, devido à colisão de aves e morcegos com as turbinas e a perda de habitat. Para reduzir esses impactos, as regiões onde serão instalados os parques eólicos devem ser cuidadosamente estudadas.
Qual é a maior torre eólica do planeta?
Com o alto consumo de energia elétrica, cada vez mais torres eólicas estão sendo instaladas no mundo – e sempre com tamanhos gigantescos para atender todos os consumidores.
Atualmente, a Haliade-X, a maior torre eólica do planeta, possui 259 de altura. Como comparativo, ela tem 7 vezes a altura do Cristo Redentor, 5 vezes a altura da Torre de Pisa e 3 vezes a altura da Estátua da Liberdade.