Início Qual é a maior empresa eólica do Brasil?

Qual é a maior empresa eólica do Brasil?

1 de novembro de 2022 às 15:34
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é a maior empresa eólica do Brasil
Qual é a maior empresa eólica do Brasil (Foto/divulgação)

Embora possua um vasto território com ótimo potencial para produzir energia elétrica através da força dos ventos, o Brasil ainda produz pouca energia eólica, quando comparado a outras fontes. Por outro lado, o crescimento das energias renováveis vem crescendo no país, e a energia eólica é um dos grandes destaques. Por isso, vamos te mostrar qual é a maior empresa eólica do Brasil.

Hoje, o Brasil possui capacidade instalada de geração eólica de 58 MWh, correspondendo a cerca de 9% da participação na matriz elétrica nacional. Neste sentido, até 2022, existiam 680 parques eólicas, com mais de 7.900 aerogeradores, ou turbinas eólicas, em funcionamento no país.

Contudo, uma notícia positiva é que esses números crescem a cada dia. Isso porque o país tem investido fortemente na produção de energia pelos ventos, especialmente na região Nordeste. Atualmente, a energia eólica gerada no Brasil pode abastecer mais de 30 milhões de residências.

Como está o cenário da energia eólica no Brasil?

Conforme dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil conta com 680 parques eólicas instaladas, além de 7.900 aerogeradores. Além disso, os dados apontam que, sozinha, a região Nordeste é responsável por 80% da energia eólica gerada no país. Hoje, o Rio Grande do Norte é o estado líder no Brasil.

Paralelamente, entre os anos de 2019 e 2020, o Brasil registrou um crescimento de 17% na geração de energia eólica, marcando um aumento de 9,7 TWh na matriz energética do país. Hoje, a energia eólica é utilizada por, aproximadamente, 90 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Neste sentido, um relatório do Ministério das Minas e Energia do Brasil apontou que, em 2021, a energia eólica representou 9,5% da matriz energética brasileira. Sendo assim, esses dados apontam como os investimentos nesse tipo de produção de energia estão sendo positivos para a sociedade.

Qual é a origem da energia eólica?

Desde a antiguidade, a energia do vento é usada para a geração de energia cinética, relativa ao movimento. Entretanto, os primeiros passos para a produção de energia elétrica surgiram dos moinhos criados no Oriente Médio, que ocorreu no século XII.

Os mecanismos modernos, responsáveis pela produção de energia elétrica atual, só começaram a surgir no começo do século XIX. Nesta época, a necessidade por novas formas de geração de energia veio à tona, especialmente devido à Revolução Industrial.

Em 1887, foi criada a primeira turbina eólica de pequena escala, feita com pás de tecido, destinada à produção de eletricidade. A descoberta da energia eólica tradicional, então, foi atribuída a James Blyth, um engenheiro escocês considerado o pioneiro nesse tipo de energia.

Em 1888, o engenheiro norte-americano Charles Bush instalou em sua casa uma grande turbina geradora de energia eólica. Neste sentido, muitos atribuem a sua instalação a invenção desses mecanismos, mas, há controvérsias sobre quem realmente descobriu a energia eólica.

Quais são os benefícios da energia eólica?

Diferente de outras fontes de energia que usam o petróleo e até mesmo água, os ventos são fontes inesgotáveis sem restrições de uso. Em suma, a energia produzida pelos ventos é sustentável, pois não emite nenhum elemento que polua o ar ou o meio ambiente.

Além das vantagens ao meio ambiente, a energia eólica está sendo barateada a longo prazo, afinal, a tecnologia usada na sua produção vem diminuindo de preço consideravelmente. Hoje, diversas empresas globais investem fortemente nesse tipo de produção de energia.

Atualmente, para muitas empresas, a energia eólica é uma excelente forma de investimento, especialmente em termos financeiros, pois garante maior contribuição social por impactar positivamente regiões remotas e de baixa renda.

Quais são as maiores empresas eólicas do Brasil?

Nas últimas décadas, diversas empresas eólicas foram criadas no Brasil. A maior delas é a Enel Green Power. Contudo, outras empresas também são referência no setor, como a Cubino, Eletrosul, e Renova.

Relacionados
Mais recentes
Fechar