Início Quais são os tipos de turbinas eólicas?

Quais são os tipos de turbinas eólicas?

1 de novembro de 2022 às 16:39
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais são os tipos de turbinas eólicas
Quais são os tipos de turbinas eólicas (Foto/divulgação)

Os aerogeradores, ou turbinas eólicas, são estruturas similares a moinhos de ventos, composto de pás que se movimentam com a velocidade dos ventos. Quando o seu rotor gira, ele transmite a rotação multiplicada ao gerador, que transforma essa energia mecânica em eletricidade. Dessa forma, vamos te mostrar quais são os tipos de turbinas eólicas.

Quais são os tipos de turbinas eólicas / Canal Plataforma de Energias Renováveis Oak Energia

Atualmente, as turbinas eólicas são estruturas gigantescas, que pesam toneladas, e são fundamentais para o funcionamento dos parques de energia eólica. Além disso, ela necessita de uma logística complexa para ser transportada e instalada.

Como no processo de geração de energia elétrica é usado uma fonte de energia inesgotável, o vento, essa geração é conhecida como energia renovável. Por isso, ela possui mais vantagens, especialmente ecológicas, já que não produz resíduos nem emite gás de efeito estufa.

Quais são os tipos de aerogeradores?

Existem dois tipos de turbinas eólicas: as de eixo vertical e as de eixo horizontal. Em suma, o que as difere é o custo de produção, a eficiência e a velocidade do vento usada no processo de geração de energia. Hoje, as turbinas eólicas de eixo horizontal são mais populares no mercado, especialmente por oferecer mais eficiência.

Neste tipo de estrutura, temos os rotores múltiplas e os de 2 ou 3 pás. Sendo assim, os torrões constituídos por 3 pás são os mais usados para a geração de energia elétrica em larga escala.

Além disso, essas estruturas são usadas como fonte de energia renovável, impulsionadas somente pela força de sustentação. Inclusive, elas também apresentam maior eficácia pela sua maior resistência ao ar. Por outro lado, a gama de potência das turbinas eólicas varia entre 100 W até 8 MW.

Quais são os principais componentes das turbinas eólicas?

As turbinas eólicas são compostas por diversos elementos, sendo os principais:

Pás

Elas captam o vento, transformando sua potência ao centro do rotor. São criadas artesanalmente com materiais como plástico ou fibra de vidro. Curiosamente, o desenho das pás possui as mesmas soluções técnicas usadas na Aeronáutica durante os cálculos para desenhar as asas de aviões.

Rotor

Esse item fixa as pás para transmitir o movimento de rotação para o eixo de movimento lento. Nos seus componentes, temos um sistema hidráulico que permite o movimento das pás em diversas posições, para otimizar a força do vento ou parar a turbina.

Torre

Essa estrutura sustenta o rotor e a nacella na altura adequada ao seu funcionamento. Apesar de a maioria das torres serem feitas de aço, atualmente existem outros modelos, como as de concreto, por exemplo.

Nacelle

Esse compartimento é instalado no alto da torre, composto pela caixa multiplicadora, chassis, gerador, sistema de yaw, sistema de controle elétrico e um sistema hidráulico. Basicamente, é o componente com maior peso do sistema, podendo ultrapassar facilmente 72 toneladas.

Gearbox (caixa multiplicadora)

O Gearbox transforma as rotações que as pás transmitem ao eixo de baixa velocidade, de modo a entregar ao eixo de alta velocidade as rotações necessárias para o gerador funcionar.

Gerador

Ele converte a energia mecânica do eixo da turbina em energia elétrica.

Anemômetro

O anemômetro mede a intensidade, a velocidade e a direção dos ventos. Esses dados são coletados pelo sistema de controle, que marca o posicionamento mais adequado para a turbina.

Quais são os benefícios da energia eólica?

Primeiramente, o vento é uma fonte inesgotável, sem restrição para o seu uso. Dessa forma, a energia eólica já sai na frente de outras, como as que usam combustíveis fósseis, por exemplo. Além disso, a energia eólica não emite gases de efeito estufa, nem polui o ar ou o meio ambiente.

Por outro lado, os parques eólicos são grandes investimentos, que trazem diversos benefícios para as comunidades onde são instalados. Dessa forma, além de oferecer energia elétrica por um valor mais acessível, estas instalações permitem a geração de emprego e renda para milhares de pessoas.

Relacionados
Mais recentes
Fechar