A energia eólica é a energia obtida através do vento. Na prática, ela é produzida pela transformação da energia cinética do vento em energia elétrica, através de um aerogerador, ou turbina elétrica. Hoje, a energia eólica corresponde a 10,25% da matriz elétrica global e, por isso, vamos te mostrar quais são os principais parques eólicos no Brasil.
Historicamente, o termo eólico vem do latim aeolicus, que representa Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega. Hoje, a energia eólica é vista como benéfica, pois além de ser renovável, é uma energia limpa que não emite resíduos nem gases do efeito estufa, grandes responsáveis pela carbonização do planeta.
Atualmente, existem mais de 880 parques eólicos no Brasil e, até 2040, é esperado a construção de pelo menos mais 50 deles. Isso porque eles oferecem oportunidades econômicas e sociais a regiões distantes ou menos favorecidas socialmente, sendo uma das grandes vantagens da energia eólica.
Como funciona a energia eólica?
Na prática, a produção de energia elétrica através dos movimentos das massas de ar ocorre pelas turbinas eólicas, ou aerogeradores. Essas turbinas possuem formato de catavento, sendo que a energia é produzida com a rotação de suas pás.
Neste sentido, essas turbinas devem ser instaladas em locais com características adequadas a esse tipo de produção energética, além de passarem por estudos para avaliar os impactos ambientais desse tipo de atividade.
Além disso, para produzir energia eólica, é necessário que a densidade da massa de ar na região seja igual ou superior a 500 watts por metro quadrado, além de uma altura de 50 metros com velocidade do vento entre 7 ou 8 metros por segundo.
Dessa forma, qualquer mudança na velocidade do vento pode prejudicar o rendimento dessas turbinas, logo, é necessário que haja um estudo detalhado sobre o comportamento das massas de ar na região onde será instalado um parque eólico.
Como está o uso da energia eólica no Brasil?
Atualmente, a principal fonte energética no Brasil é a área, onde cerca de 90% da energia elétrica consumida pelos brasileiros é oriunda das usinas hidrelétricas. No entanto, nos últimos anos, o uso da energia eólica tem crescido exponencialmente no país.
Isso ocorreu devido às condições climáticas em algumas regiões do Brasil, como o Nordeste, que possui potencial eólico elevado, sendo um dos maiores da América Latina. Inclusive, o Nordeste é a região que mais possui parques eólicos no Brasil, produzindo 70% desse tipo de energia no país.
Hoje, estima-se que 72 mil km² do território brasileiro tenham condições adequadas para a instalação de parques eólicos. Em suma, essa grande região pode garantir a produção de 272 Terawatts/hora anualmente, ou seja, 65% de toda a energia consumida no Brasil.
Por outro lado, além de produzir menor impacto ambiental que as usinas hidrelétricas, a energia eólica é fundamental para a diversificação da matriz energética de um país.
Quais são as vantagens da energia eólica?
A energia eólica é uma fonte energética renovável e limpa, além de ter uma produção mais barata do que outras fontes, como hidrelétrica e nuclear, por exemplo.
Além disso, diferente dos combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural, os ventos são um recurso inesgotável, ou seja, mesmo que seja usado em abundância, ele não irá acabar a longo prazo.
Quais são os maiores parques eólicos do Brasil?
Atualmente, existem mais de 880 parques eólicos no Brasil, sendo que os maiores deles são:
1 – Parque Eólico Lagoa dos Ventos
Situado no Piauí, ele tem capacidade instalada de 399 MW.
2 – Parque Eólico de Osório
Localizado em Osório, no Rio Grande do Sul, essa unidade conta com capacidade instalada de 300 MW.
3 – Complexo Eólico do Alto do Sertão I
Este complexo eólico está situado nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, na Bahia, e possui capacidade instalada de 293,6 MW.