A princípio, a energia eólica é definida como a energia proveniente dos ventos, onde a força move um aerogerador, conhecido como turbina eólica, que pode ser instalado em terra ou no mar. Neste sentido, esse tipo tem sido adotado por muitos países e, por isso, vamos te mostrar quais são os benefícios da energia eólica.
Na prática, são chamados de parque eólico ou usina eólica qualquer espaço onde são instalados diversas turbinas eólicas, que são usadas para a conversão da energia cinética dos ventos em energia elétrica.
Entretanto, o uso da força dos ventos como ferramenta é uma prática antiga na humanidade, pois sempre foi usada para moer grãos ou bombear água. Historicamente, isso só mudou no século XIX, quando James Blyth, pioneiro na energia eólica, criou as primeiras turbinas eólicas.
Como um parque eólico é projetado?
São muitos fatores a serem analisados na construção de um parque eólico. Idealmente, o espaço deve ser o mais amplo possível, com poucos obstáculos. Além disso, as turbinas devem ser de fácil acesso para manutenção e reparo quando necessário.
Por outro lado, os níveis de ruído devem ser previamente calculados, para que o parque seja compatível com os valores estipulados na legislação. Hoje, uma das maiores críticas sobre centrais eólicas é o alto ruído que os moradores do seu entorno precisam aguentar no dia a dia. Por outro lado, o fornecedor deve definir o espaçamento mínimo entre elas, analisando o fato de que uma turbina pode influenciar outra, especialmente quando elas estão muito próximas.
Após essa análise, o tipo certo de turbina deve ser escolhido, considerando as condições dos ventos, as características paisagísticas do local, a conservação da natureza, as normais locais, a viabilidade de transporte das turbinas, além de outros riscos.
Por fim, o tempo de construção de um parque eólico costuma ser curto. Por exemplo, um parque eólico de 10 MW, leva em torno de dois meses para ser construído. Devido a rápida construção, esse tipo de instalação tem sido costumeiramente construído em milhares de cidades brasileiras.
Quanta energia elétrica uma turbina eólica pode gerar?
A produção de uma turbina eólica depende do seu tamanho e da velocidade dos ventos que passam pelo rotor. Atualmente, os aerogeradores comuns possuem taxas de potência que variam de 250 W a 8 MW. Neste sentido, uma turbina eólica de 3 MW de potência consegue atender as necessidades elétricas de cerca de 2.600 pessoas. Por isso, essas instalações são feitas em locais com pouco acesso à energia elétrica, ou locais distantes dos centros urbanos.
Geralmente, alguns fatores são cruciais para a produção de uma turbina eólica, como a velocidade e a direção dos ventos. Para analisar esses fatores, é usado um equipamento chamado anemômetro, que avalia previamente a qualidade dos ventos.
Normalmente, a média anual da velocidade do vento requerida é de 4 m/s para pequenas turbinas eólicas e 6 m/s para projetos eólicos maiores. Aliás, vale ressaltar que, caso os ventos atinjam velocidades mais altas, de 25 m/s ou acima disso, um sistema de segurança desliga automaticamente a turbina.
Quais são as maiores vantagens da energia eólica?
Atualmente, a energia pelica é uma excelente opção no combate às mudanças climáticas, pois ajuda a reduzir o consumo de combustíveis fósseis. Dessa forma, ela evita as emissões de dióxido de carbono, poeiras finas e outras substâncias que alteram o clima e são responsáveis pelo aquecimento global.
Além disso, a energia eólica também auxilia na autossuficiência energética, com diversas vantagens econômicas para os países que a adotam, além de favorecer o desenvolvimento sustentável. Por fim, o vento é uma fonte abundante de energia, inesgotável e limitada, ou seja, a energia eólica depende somente de uma região com ventos fortes para ser produzida.