Início Energia eólica: Vantagens e desvantagens

Energia eólica: Vantagens e desvantagens

1 de novembro de 2022 às 17:16
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais são as vantagens e as desvantagens da energia eólica
Quais são as vantagens e as desvantagens da energia eólica (Foto/divulgação)

Basicamente, a energia eólica é um tipo de energia obtida a parte da força dos ventos. Em suma, é considerada uma energia limpa, pois não possui o meio ambiente, além de ter como fonte um recurso inesgotável. Sendo assim, vamos te mostrar quais são as vantagens e as desvantagens da energia eólica.

Atualmente, a energia eólica é considerada uma fonte alternativa de energia, assim como a energia de biomassa, a solar e OCHs, pois complementa o sistema de geração de energia de um país, reduzindo sua dependência das usinas hidrelétricas.  Assista uma pequena introdução sobre tema abaixo e depois continue lendo o artigo:

Além disso, a energia eólica é importante principalmente porque, em períodos de escassez hídrica, os níveis dos reservatórios ficam mais baixos, então, é necessário recorrer a outras fontes de energia para garantir o fornecimento de energia elétrica para todo o país.

Como é gerada a energia eólica?

A energia eólica é gerada através da energia cinética do vento que movimento as pás, ativando os aerogeradores, ou turbinas eólicas. Neste sentido, esses equipamentos devem ser instalados em regiões mais altas, para garantir uma alta captação da força dos ventos.

A partir desse movimento das pás, temos geração de energia mecânica que, posteriormente, é convertida em energia elétrica por meio da indução eletromagnética que ocorre em um gerador. Sendo assim, a energia eólica converte a energia cinética em eletricidade.

Além disso, os parques eólicos, como são conhecidos um conjunto de aerogeradores, podem ser instalados na terra (onshore), ou no mar (offshore). Em ambos os casos, é necessário instalar as turbinas em uma altura considerável, para obter a maior força dos ventos.

No Brasil, o Nordeste concentra a maior produção de energia eólica do país. Conforme dados do Ministério de Minas e Energia, até 2020, o Brasil contava com 653 parques eólicos, sendo 82% concentrados no Nordeste. Isso acontece porque a região possui condições favoráveis para a geração de energia eólica.

Quais são as principais vantagens e desvantagens da energia eólica?

Quando falamos de energia eólica, temos diversas vantagens no seu processo de produção. Sendo assim, existem benefícios sociais, ambientais e governamentais, confira cada um deles:

As vantagens ambientais e sociais da energia eólica

Entre as maiores vantagens ambientais e sociais da energia eólica, pode-se citar:

  • Possui uma fonte inesgotável;
  • Não emite gases poluentes;
  • Não gera resíduos;
  • Reduz a emissão de gases de efeito de estufa;
  • A energia eólica garante criação de emprego e renda onde os parques são instalados;
  • Geração de investimentos em regiões desfavorecidas;
  • Traz benefícios financeiros a longo prazo.

Vantagens governamentais da energia eólica

Além dos benefícios sociais e ambientais, os governos que investem nesse tipo de geração de energia são benéficos porque:

  • Reduz a dependência energética estrangeira, especialmente a dependência em combustíveis fósseis;
  • Garante a contribuição de cota de GEE para outros setores econômicos;
  • Reduz gastos, pois a energia eólica é uma das fontes mais baratas para a produção de energia elétrica.

Embora apresente muitas vantagens por ser uma fonte barata de energia, além dos baixos custos a longo prazo, a energia eólica ainda apresenta desvantagens, tais como:

Intermitência

Um problema para a energia eólica é a intermitência. Ou seja, nem sempre os ventos sopram quando a eletricidade é necessária.

Modificação da paisagem

Os parques eólicos provocam um impacto visual considerável nas regiões onde são instaladas, especialmente para os moradores ao redor. Dependendo do tamanho, os parques eólicos geram uma grande modificação na paisagem de um lugar.

Impacto ambiental

O impacto ambiental recai sobre as aves, especialmente porque elas se chocam com as pás das turbinas eólicas. Consequentemente, elas modificam os seus comportamentos habituais de migração.

Impacto sonoro

Quando o vento bate nas pás, produz um ruído constante, de 43 dB. Por isso, as habitações ou zonas residências próximas devem estar, no mínimo, a 200 metros de distância.

Como conseguir empregos e ter informações na área de energia eólica?

Se você é entusiasta e que ficar por dentro deste mercado, você pode acessar a sessão de notícias do portal CPG na área de renováveis – energia eólica. Empregos, investimentos e outras informações atualizadas e relevantes você encontra por lá.

Agora se você deseja fazer um curso reconhecido pelo MEC e CREA, com altas taxas de empregabilidade e encaminhamento para o mercado de trabalho, acesse o a qualificação profissional aqui.

Relacionados
Mais recentes
Fechar