Início Onde é utilizada a energia eólica no Brasil?

Onde é utilizada a energia eólica no Brasil?

3 de novembro de 2022 às 12:59
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Onde é utilizada a energia eólica no Brasil
Onde é utilizada a energia eólica no Brasil (Foto/divulgação)

A princípio, a energia eólica pode ser definida como o processo onde o vento é transformado em energia cinética e, em seguida, convertida em energia elétrica por equipamentos específicos. Por ser uma fonte importante na matriz energética brasileira, vamos te mostrar onde é utilizada a energia eólica no Brasil.

Historicamente, o vento é usado como gerador de energia desde tempos antigos, onde eram usados sistemas arcaicos para a moagem de grãos, movimentação de barcos e bombeamento de água. Com o passar do tempo, esses sistemas foram modernizados, dando origem aos parques eólicos atuais.

Atualmente, a energia eólica corresponde a 10% da matriz energética brasileira, sendo o Nordeste como a região que mais produz no país. Isso porque a região possui ventos fortes e constantes, que são os principais fatores para o funcionamento adequado de um parque eólico.

Como funcionam as turbinas eólicas?

Onde é utilizada a energia eólica no Brasil / Canal Band Jornalismo

A energia eólica é gerada com a movimentação de grandes turbinas eólicas, também chamadas de aerogeradores. Em suma, elas possuem formato de catavento ou de moinhos. Além disso, as turbinas são instaladas em regiões onde há os ventos considerados predominantes.

Basicamente, o seu funcionamento ocorre pela transformação da energia cinética em energia mecânica e, em seguida, sua conversão em energia elétrica. Na prática, o vento é o resultado de correntes de conversão na atmosfera da Terra, impulsionadas pela energia térmica gerada pelo Sol. Ou seja, o vento é um tipo de energia solar e quando não há Sol, ele não existe.

Assim, o vento surge na superfície terrestre onde há solo e água. No processo, o calor do sol aquece mais rápido o solo que a água, logo, o ar aquecido, por ser mais leve, sobe. À noite, o ar sobre a água é aquecido, sendo substituído pelo ar fresco do solo.

Por isso, esse movimento gera energia cinética que, geralmente, é transformada em energia elétrica a partir da movimentação das turbinas. Neste sentido, esse tipo de equipamento possui duas limitações: não funciona sem os ventos e, caso estes sejam em excesso, danificam sua estrutura.

Quais são as maiores vantagens da energia eólica?

As vantagens da energia eólica gera muitos efeitos positivos, não somente para o planeta, mas também para o desenvolvimento econômico de muitos países. Sendo assim, alguns benefícios da energia eólica são:

  • Diminui a dependência dos combustíveis fósseis;
  • Reduz a emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento global;
  • Garante o uso produtivo da terra;
  • É uma fonte de energia renovável;
  • Produz um alto impacto na economia global.

Quais são as desvantagens da energia eólica?

A produção de energia eólica depende de diversos cuidados e recursos. Dessa forma, a construção de parques eólicos depende de estudos sobre localização, força e velocidade dos ventos, além da migração de aves. Por isso, alguns pontos a serem considerados sobre esse tipo de energia são:

  • Necessidade de grandes espaços livres para a construção dos parques eólicos;
  • Grande imprevisibilidade, devido à irregularidade dos ventos;
  • Os equipamentos possuem um custo elevado para a geração de energia;
  • Possibilidade de afetar diretamente o curso migratório das aves.

Além disso, o impacto dos parques eólicos podem ser sentidos no dia a dia das comunidades próximas ao local. Neste sentido, o maior impacto é o ruído das turbinas, causando uma poluição sonora considerável para essa parcela da população.

Como a energia eólica impacta positivamente o planeta?

Em 2021, a produção de energia eólica evitou a emissão de 34,5 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, conforme dados da ABEEólica. Isso porque, além de contar com um recurso inesgotável, os ventos, os parques eólicos não emitem poluentes na atmosfera.

Por outro lado, assim como outras fontes limpas e renováveis, como a energia de biogás e a energia solar, a geração de energia eólica contribui para os objetivos brasileiros no Acordo do Clima, além de promover pautas sustentáveis no país.

Onde a energia eólica produzida é usada no Brasil?

Como a energia eólica produzida é convertida em energia elétrica, toda a produção energética desse setor é integrada na matriz energética brasileira.

Relacionados
Mais recentes
Fechar