A energia eólica é a técnica que transforma a forma dos ventos em energia elétrica. Para isso, é usado aerogeradores, construir em terra (onshore) ou mar (offshore). Neste sentido, esse tipo de geração de energia tem crescido consideravelmente, mas, poucos sabem como armazenar a energia eólica.
Atualmente, a energia eólica está entre as mais sustentáveis, seguros e essenciais para diminuir o uso de recursos não renováveis e poluentes ao meio ambiente. Além disso, a captação dos ventos não emite gases de efeito estufa, favorecendo a descarbonização do planeta.
Para isso, é necessário que a construção do parque eólico seja ideal, contando com cinco aerogeradores, onde a massa de ar deve ter densidade maior ou igual a 500 watts por metro quadrado, e uma altura de 50 metros.
Como funciona um aerogerador?
Os aerogeradores, ou turbinas eólicas, possuem pás que giram com a força dos ventos, fazendo girar o eixo do gerador. Dessa forma, o vento é transformado em energia mecânica e, posteriormente, é convertido em energia elétrica a partir de um gerador ligado ao eixo do rotor.
Além disso, a corrente elétrica produzida pelas turbinas eólicas é uma corrente contínua, mas pode ser alterada para corrente alternada para ser enviada a grandes distâncias. Hoje, as instalações eólicas podem ser em terra (onshore), além de instalações no mar (offshore). Nesta última, é possível aproveitar os ventos fortes que percorrem zonas marítimas ou áreas distantes dos grandes centros.
Por outro lado, a energia eólica é mais barata do que a energia produzida com carvão, gás ou energia nuclear, especialmente devido aos seus fatores externos. Além disso, alguns fatores como qualidade do ar, toxicidade humana, e alterações climáticas também são analisados nesse tipo de produção de energia.
Como está o setor eólico no Brasil?
Historicamente, o uso da força gerada pelo vento com ferramenta é uma prática bastante antiga, já que povos nômades a usavam para moer grãos e bombear água. Contudo, somente no século XIX, quando James Blyth criou as turbinas eólicas, a geração de energia eólica ganhou força no mercado.
Hoje, o Brasil conta com mais de 800 parques eólicos em funcionamento, conforme dados da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica). Neste sentido, essa fonte de energia representa 10% da matriz energética brasileira, ficando atrás somente da energia hidrelétrica.
Neste sentido, os maiores estados brasileiros com capacidade instalada de energia eólica são Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul. Ainda conforme a ABEEólica, o Brasil encerrou 2012 com 21,67 GW de potência eólica instalada, ou seja, 11% da geração de energia no território nacional.
Quais são as maiores vantagens da energia eólica?
As vantagens da fonte de energia eólica gera efeitos positivos para diversos setores, além dos benefícios ecológicos que possui. Neste sentido, as maiores vantagens da energia eólica são:
- Diminui a emissão dos gases do efeito estufa;
- Garante o uso produtivo da terra;
- É uma fonte de energia renovável;
- Reduz a dependência constante dos combustíveis fósseis, como o petróleo;
- Produz um alto impacto na economia global.
Além disso, outro grande benefício da energia eólica é que, em média, 11 postos de trabalhos são criados por cada MW (megawatt) instalado no Brasil, conforme os dados da ABEEólica.
Como podemos armazenar energia eólica?
As formas de armazenamento da energia eólica ainda não são bem desenvolvidas, entretanto, existe um grande interesse global em encontrar soluções para armazenar a energia elétrica vinda da eólica. Para isso, diversas baterias de fluxo estão sendo desenvolvidas.
Como exemplos, temos a empresa suíça Energy Vault que criou um sistema de “armazenamento do ar” para dias em que não há vento. Para isso, a tecnologia envolve blocos de concreto empilhados em torres de armazenamento de energia eólica, levantados e abaixados por guindastes.