A princípio, podemos definir os biocombustíveis como combustíveis produzidos com a biomassa, uma matéria-prima orgânica, não fóssil.
Entre os tipos de biocombustíveis, podemos citar o etanol, o biodiesel e o biogás, que são produzidos a partir de matérias-primas como milho, cana-de-açúcar e soja. Neste artigo, vamos te apresentar quais são os 3 principais biocombustíveis que existem na indústria.
Atualmente, os biocombustíveis são considerados alternativas aos combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, e possuem muitas vantagens como o custo-benefício e menor emissão de gases poluentes na atmosfera. Entretanto, alguns fatores como a grande utilização de água na sua produção, além da emissão de dejetos, podem caracterizar os biocombustíveis como possíveis impactadores do meio ambiente.
Quais são os 3 principais biocombustíveis?
Normalmente, os biocombustíveis são os combustíveis produzidos através da biomassa. Hoje, o etanol, o biodiesel e o biogás são os três principais combustíveis existentes. Eles são derivados de matérias-primas como soja, milho, cana-de-açúcar, girassol, além da gordura animal e vegetal.
Neste sentido, além de mencionar quais são os 3 principais biocombustíveis, devemos mencionar como eles são produzidos e quais os seus usos na indústria global. Sendo assim, fica mais fácil compreender porque eles são tão usados em todo o planeta.
Etanol
Biocombustível mais utilizado do planeta, o etanol é produzido a partir de resíduos vegetais, provenientes da cana-de-açúcar – sendo essa a forma mais comum no Brasil, mas, ele também pode ser fabricado a partir do eucalipto, do milho e da beterraba.
O etanol pode ser usado de diversas formas na indústria, como nos setores industriais, para a fabricação de tintas e solventes, e também no setor cosmético, sendo usado para produzir perfumes e cremes. Além disso, ele também é usado na fabricação de bebidas e outros alimentos.
No entanto, a forma mais comum de utilizar etanol é para abastecer carros. Hoje, ele é visto como a melhor alternativa para os combustíveis fósseis, como a gasolina.
Biodiesel
O biodiesel é produzido através de plantas oleaginosas, como os vegetais que possuem alto teor de gordura, além de óleos como girassol, soja, canola, mamona, dendê, entre outros. Por outro lado, o biodiesel também utiliza gordura de origem animal na sua fabricação.
Neste sentido, vale citar que o biodiesel possui um uso mais limitado pela indústria, sendo primordialmente utilizado para abastecimento de veículos maiores – que possuem motores a diesel – como ônibus, caminhões e tratores.
Biogás
O biogás é produzido a partir do gás metano e do gás carbônico, que são oriundos de matéria orgânica em processo de decomposição e fermentação. Por isso, essa matéria-prima é constantemente encontrada em aterros sanitários, pântanos, e outros locais que possuam condição de decomposição animal.
A principal missão do biogás é produzir eletricidade e combustível para carros, mas ele também possui uso doméstico, quando instalado em fogões a gás.
Quais os benefícios dos biocombustíveis?
Agora que você descobriu quais são os 3 principais biocombustíveis, é necessário falar que, diferente dos combustíveis fósseis, os biocombustíveis neutralizam a pegada de carbono, ou seja, conseguem reduzir a emissão de gás do efeito estufa na atmosfera. Além disso, devido aos recursos utilizados para sua fabricação, eles são renováveis, e demandam uma quantidade menor de recursos para serem produzidos.