A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada através da força dos ventos. Para isso, o seu funcionamento consiste na conversão da energia cinética em eletricidade, por um aerogerador ou turbina eólica. O Brasil tem um grande potencial eólico e, por isso, vamos te mostrar qual é o maior parque eólico do Brasil.
Neste sentido, a energia eólica é consideravelmente mais barata do que as demais, além de não gerar emissão de poluentes na atmosfera. Paralelamente, suas estruturas causam ruídos e impactam diretamente a fauna onde os parques estão instalados, causando a morte de pássaros e morcegos.
No Brasil, a adoção da energia eólica cresce exponencialmente. Hoje, os maiores produtos são os estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Dessa forma, isso acontece porque a geração desse tipo de energia favorece a criação de emprego e renda para o local onde são instalados os parques eólicos.
Quais são as vantagens da energia eólica?
O maior benefício da energia eólica é a sua fonte renovável e inesgotável, no caso, o vento. Além disso, ela também é uma energia limpa, especialmente porque não emite poluentes diretamente na atmosfera durante o seu processo de produção, diferente de outros tipos de energia.
Na última década, os custos de instalação e manutenção dos parques eólicos caíram progressivamente, fazendo a energia eólica se tornar mais competitiva nos mercados internacionais. Futuramente, é provável que ela seja mais vantajosa economicamente do que outros tipos de energia, como a hidrelétrica, por exemplo.
Por outro lado, a energia eólica tem outra excelente vantagem, afinal, ela tem sido usada como uma fonte alternativa às energias mais poluentes, como aquelas que usam combustíveis fósseis. Dessa forma, ela torna a matriz energética de um país mais limpa e sustentável. No Brasil, a energia eólica está sendo adicionada para complementar o fornecimento de energia em casos de crise energética.
Como está o setor da energia eólica no Brasil?
O Brasil possui um enorme potencial para a geração de energia eólica. Inclusive, sua capacidade total, atualmente, é três vezes maior do que a capacidade instalada no país.
Conforme dados da Empresa de Pesquisa e Energia (EPE), a energia elétrica corresponde a 8,6% da matriz elétrica brasileira, perdendo apenas para as hidrelétricas e pela energia gerada através da biomassa.
Devido a fatores como o relevo e as condições atmosféricas que condicionam a geração de ventos intensos para movimentar as pás das turbinas, o maior potencial eólico do Brasil está concentrado na região Nordeste, especialmente em sua faixa litorânea.
Quais são os principais parques eólicos no Brasil?
Devido a sua capacidade de geração de ventos, o Brasil já conta com mais de 70 parques eólicos instalados. Sendo assim, confira os maiores parques eólicos do Brasil:
1 – Complexo Eólico Lagoa dos Ventos
Situado no Piauí, o Complexo Eólico Lagoa dos Ventos é o maior parque eólico da América do Sul com 399 MW de geração anual.
2 – Complexo Eólico Alto Sertão I
Situado no semiárido baiano, é o maior parque eólico do Brasil e da América Latina. No parque, temos 184 torres que geram 294 megawatts de energia, cerca de 30% de toda a energia eólica gerada no Brasil. Inaugurado em 2012, o complexo eólico pertence à empresa Renova Energia, e contou com investimentos superiores a 1,2 bilhões de reais.
3 – Parque Eólico de Osório
Inaugurado no município gaúcho de Osório, ele é o segundo maior parque de geração de energia eólica no Brasil. Atualmente, ele conta com uma capacidade instalada de 150 megawatts.
4 – Usina de Energia Eólica de Praia Formosa
Situada na cidade de Camocim, no Ceará, a Usina de Energia Eólica de Praia Formosa possui capacidade de 104 megawatts.
5 – Parque Eólico Alegria
Situado na cidade de Guamaré, no Rio Grande do Norte, o Parque Eólico Alegria é um dos maiores do estado, contando com uma capacidade de 51 megawatts.
6 – Parque Eólico Delta do Parnaíba (CGE Delta 1)
Situado no Piauí, o parque eólico é o maior do estado, além de ser o 5º maior do Brasil, com 70 megawatts de capacidade instalada.