Início Qual é o tamanho de uma turbina eólica?

Qual é o tamanho de uma turbina eólica?

1 de novembro de 2022 às 15:11
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é o tamanho de uma turbina eólica
Qual é o tamanho de uma turbina eólica (Foto/divulgação)

A princípio, podemos definir a energia eólica como o processo pelo qual o vento é convertido em energia cinética e, posteriormente, em energia elétrica. Para isso, o processo usa alguns equipamentos específicos, como as turbinas eólicas. Entretanto, você sabe qual é o tamanho de uma turbina eólica?

Historicamente, o vento é usado como gerador de energia desde a antiguidade em diversos sistemas como o bombeamento de água, movimentação de barcos e moagem de grãos. Atualmente, as forças eólicas foram adaptadas, sendo uma fonte renovável para gerar energia elétrica.

A ONU (Organização das Nações Unidas) define a energia eólica como MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo). Dessa forma, a classificou como uma prioridade nos investimentos na economia verde. Isso porque a energia eólica contribui para o processo de descarbonização do planeta.

Como funciona uma turbina eólica?

Qual é o tamanho de uma turbina eólica / Canal BdC

A energia eólica é criada com a movimentação de grandes turbinas chamadas de aerogeradores, que possuem formato de cata-vento ou de moinhos. Neste sentido, essas turbinas são instaladas em regiões onde há a presença de ventos fortes, ou predominantes. O seu funcionamento ocorre pela transformação da energética cinética em energia elétrica.

Para compreender como ela funciona, devemos citar que o vento é resultado de correntes de convecção na atmosfera da Terra, sendo que elas são impulsionadas pela energia térmica gerada pelo Sol. Em suma, o vento é um tipo de energia solar e, quando não há sol, ele não existe.

O movimento do ar, conhecido como vento, surge na superfície terrestre onde há solo e água. Assim, o calor do sol aquece mais rápido o solo que a água e, pelo fato do ar aquecido ser mais leve que a água, ele sobe. À noite, o ar sobre a água é mais quente, por isso, é substituído pelo ar mais fresco do solo.

Sendo assim, esse movimento gera energia cinética, que pode ser transformada em energia elétrica a partir da movimentação das turbinas eólicas. Hoje, esses equipamentos possuem duas limitações: não funcionam sem vento e, além disso, caso haja vento em excesso, ele será danificado.

Quais são os tamanhos das turbinas eólicas?

Existem turbinas eólicas de diversos tamanhos. Tudo depende da central eólica ou do valor do investimento. Atualmente, as torres de gerações eólicas facilmente ultrapassam os 200 metros de altura.

Hoje, a maior turbina offshore em operação no mundo, a Haliade-X, possui uma altura impressionante de 248 metros. Devido ao seu tamanho, a torre eólica foi nomeada de “gigante da energia renovável”.

A situação Energia Eólica no Brasil

A exploração da energia eólica no Brasil começou em 1992, quando o primeiro aerogerador do país foi instalado em Fernando de Noronha (PE). Atualmente, a matriz energética brasileira conta com 298 usinas eólicas instaladas, garantindo a liderança do país no mercado sul-americano.

Além disso, a produção diária média é de 3 megawatts, o suficiente para abastecer mais de 13 milhões de pessoas. Hoje, a energia eólica representa 3,5% da matriz energética brasileira. Conforme dados do Ministério das Minas e Energia, a meta é chegar a 11% até 2023.

Quais são as vantagens da energia eólica?

A energia eólica é considerada uma fonte energética limpa, especialmente porque é renovável e exige poucos recursos. Sendo assim, os maiores benefícios da energia eólica são:

  • É uma fonte de energia inesgotável;
  • Não emite gases de efeito estufa;
  • Não gera resíduos sólidos;
  • As turbinas podem ser instaladas em áreas sem a necessidade de deslocamento da comunidade;
  • As usinas eólicas são compatíveis com a permanência de atividades como agricultura e pecuária;
  • Aumenta a matriz energética de um país;
  • Reduz a dependência interna por combustíveis fósseis;
  • É uma fonte barata de energia a longo prazo;
  • Instalação rápida, em menos de 6 meses.

Relacionados
Mais recentes
Fechar