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Como funciona um motor elétrico?

21 de setembro de 2022 às 14:11
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Como funciona um motor elétrico
Como funciona um motor elétrico (Reprodução: divulgação)

Você sabe como funciona um motor elétrico dos veículos da categoria? Se sua resposta for não, fique tranquilo! Vamos te explicar cada detalhe abaixo para não ter dúvidas e assim aprender a lidar com esse tipo de mecânica a qualquer sinal de problema.

Um motor elétrico é uma máquina capaz de converter energia elétrica em energia mecânica ou movimento. Dependendo do seu modelo, pode ser alimentado por DC ou AC. Desde sua invenção, os motores elétricos vêm sendo cada vez mais aprimorados para que consumam menos energia e tenham melhor desempenho. O motor elétrico de hoje é considerado uma máquina muito importante porque está integrado em grandes processos industriais e até mesmo em nosso uso diário, assim como os eletrodomésticos.

Funcionamento do motor elétrico

A função do motor elétrico é converter energia elétrica em energia cinética, que é transmitida às rodas por meio de uma transmissão e aciona o veículo. Esta é a parte fácil. Mas o processo é mais complicado e acontece usando princípios eletromagnéticos. Os motores elétricos na maioria dos veículos elétricos hoje têm dois componentes básicos: o estator e o rotor. O primeiro é formado por uma série de eletroímãs que diferem em polaridade e geram um campo eletromagnético. Ao mudar constantemente, mas de forma controlada, entre positivo e negativo, o movimento do rotor é gerado. Por sua vez, a rotação do rotor está ligada à transmissão e daí às rodas.

Os motores elétricos, sejam CC ou CA, funcionam com base no eletromagnetismo. Isso significa que a corrente aplicada ao motor cria campos magnéticos que se opõem. Desta forma, é criado um chamado campo rotativo, capaz de acionar o eixo rotativo da máquina elétrica chamada rotor. Abaixo, descreveremos brevemente e especificamente como funciona um motor de indução trifásico. Um motor de indução trifásico consiste basicamente em duas partes, o rotor e o estator. Veja a composição abaixo:

Partes de um motor – Estator

Carcaça – é a estrutura suporte do conjunto; de construção robusta em ferro fundido, aço ou alumínio injetado, resistente à corrosão e com aletas.

Núcleo de chapas – as chapas são de aço magnético, tratadas termicamente para reduzir ao mínimo as perdas no ferro.

Enrolamento trifásico – três conjuntos iguais de bobinas, uma para cada fase, formando um sistema trifásico ligado à rede trifásica de alimentação.

Partes de um motor – Rotor

Eixo – transmite a potência mecânica desenvolvida pelo motor. É tratado termicamente para evitar problemas como empenamento e fadiga.

Núcleo de chapas – as chapas possuem as mesmas características das chapas do estator.

Barras e anéis de curto-circuito – são de alumínio injetado sob pressão numa única peça.

Outras partes do motor de indução trifásico:

  • Tampa
  • Ventilador
  • Tampa defletora
  • Caixa de ligação
  • Terminais
  • Rolamentos

Os motores de indução são caracterizados pelo fato de apenas o estator estar conectado à fonte de alimentação. O rotor não é alimentado externamente, a corrente que flui através dele é induzida eletromagneticamente pelo estator, daí o nome motor de indução. Quando a corrente flui através da bobina, é criado um campo magnético que é orientado ao longo do eixo da bobina proporcional à corrente. Assim, quando os enrolamentos trifásicos são alimentados por correntes trifásicas, cria-se um “campo giratório”, como se houvesse um par de pólos giratórios de força constante.

Este campo magnético rotativo gerado pelos enrolamentos trifásicos do estator induz uma tensão nas barras do rotor (as linhas de fluxo cortam as barras do rotor), que por sua vez geram uma corrente que produz um campo magnético do rotor de polaridade oposta à do campo magnético rotativo. Quando o campo magnético oposto atrai e quando o campo magnético do estator (campo magnético rotativo) gira, o rotor tende a seguir a rotação desse campo magnético. O torque do motor é então gerado no rotor, fazendo com que ele gire, conduzindo assim a carga. Viu como funciona o motor? É assim que esta máquina incrível basicamente funciona. Ou seja, se precisar de alguma manutenção, analise cada detalhe citado acima para tentar entender o problema mais facilmente.

Reprodução: Canal Lesics português

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