O valor do motor elétrico em carros fabricados com alta tecnologia vem mostrando que o mercado está cada vez mais de olho em grupos maiores para a aquisição deste tipo de veículo
O mercado de veículos elétricos no Brasil ainda é pequeno, mas o crescimento continua o mesmo, e cada vez mais pessoas procuram esse tipo de transporte. Extremamente técnicos e rentáveis, esses produtos devem dominar nossas ruas em um futuro próximo. Atualmente, o modelo mais barato vendido no Brasil é o Renault Kwid E-Tech, que custa R$ 143 mil, o dobro do valor do motor elétrico a combustão top de linha.
Para quem não tem tanto dinheiro para gastar num EV 0km, saiba que existem outras formas de se adaptar à nova realidade do mercado automóvel e ambiente, transformando o seu bebé (dependendo do modelo) num EV. Existem motores elétricos preparados para uma conversão simples de carros, além de outros que podem funcionar como alternadores e fazer uma função parecida à de um modelo híbrido-leve, como o Kia Stonic, por exemplo.
Quanto custa um motor elétrico para carros?
Se você busca uma conversão fácil, entenda que existem muitas opções de motores elétricos vendidos no Brasil. Mas fazer o trabalho exige mão de obra qualificada e credenciamento do Departamento Estadual de Transportes (Denatran). Atualmente, a empresa mais conhecida neste campo é a Electro de Minas Gerais.
De acordo com o site da empresa, um Ford Ka Sedan pode ganhar um motor de 10 kW, equivalente a um 1.0 de 70cv, por um custo de R$ 82.500,00. Tem autonomia de cruzeiro de apenas 120 km e velocidade máxima de 122 km/h, mas leva apenas 8 horas para carregar, facilitando o uso apenas em ambientes urbanos. Os preços de conversão podem parecer caros no início, pois o trabalho exige muito cuidado e inclui toda a mão de obra (exceto manutenção para os próximos anos), mas a economia de combustível e custos de manutenção são muito benéficas. Ou seja, o valor do motor elétrico ainda não é para o bolso da grande maioria dos brasileiros, mas tudo indica que isso pode vir a mudar com cada vez mais a criação de modelos mais simples de veículos, barateando o preço ao consumidor final.
Tipos de motor elétrico
Dois tipos de motores são comumente utilizados em veículos elétricos: motores de corrente contínua – motores CC e os motores de corrente alternada – motores CA. Mais abaixo discutiremos cada um deles, mas antes é bom destacar duas coisas para se manter em mente sobre os carros elétricos. De um lado, uma das grandes vantagens de se utilizar o motor elétrico nos veículos é a livre emissão de gases poluentes, contribuindo para a redução dos níveis de poluição no ar. De outro lado, como esses motores são alimentados principalmente pela energia do banco de baterias, elas levam um certo tempo para serem recarregadas e os carros não podem ser utilizados enquanto a bateria é recarregada na tomada.
Configuração do motor no carro elétrico
A possibilidade de configurar o arranjo do motor em um veículo elétrico é grande, o que permite flexibilidade na hora de montar os componentes no veículo. Em uma configuração simples, apenas um motor é usado e pode acionar o eixo dianteiro ou traseiro. Com o layout bimotor, ele pode ser configurado de várias maneiras. Uma opção é usar um dos motores apenas para tração dianteira, enquanto o outro aciona o eixo traseiro. Outra opção seria usar dois motores no eixo dianteiro ou traseiro, fornecendo mais torque do que uma configuração de motor único. Como alternativa, o motor pode acionar as rodas dianteiras ou traseiras de forma independente, garantindo melhor controle do carro nas curvas. Embora a maioria dos fabricantes de veículos elétricos tenha adotado principalmente layouts de motor únicos, as configurações de motor duplo foram usadas para modelos de alta capacidade de torque.