Na prática, podemos definir o biocombustível como todo material utilizado para geração de energia a partir de biomassa orgânica, especialmente em motores a combustão internet. Por serem renováveis, os biocombustíveis são descritos por muitos como os “combustíveis verdes”, mas, não são só vantagens que ele apresenta. Por isso, confira quais são as desvantagens dos biocombustíveis.
Antes de mencionarmos quais são as desvantagens da produção e uso dos biocombustíveis, é válido mencionar que, apesar de alguns problemas, eles possuem diversos benefícios para o meio ambiente, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade, e o seu potencial para substituir parcial ou totalmente os combustíveis fósseis.
Quais são as desvantagens dos biocombustíveis?
Atualmente, o constante aumento do preço do petróleo, somado às questões sociais e ambientais, se tornaram motivações para ampliar a produção e uso dos biocombustíveis. Dessa forma, embora ele represente baixas emissões de CO2 na atmosfera durante o seu uso, a sua produção é baseada em gases que aceleram o efeito estufa.
Além disso, por dependerem de um grande cultivo para serem produzidos, os produtos são oriundos de culturas intensivas, e seu plantio, hoje, também acontece em áreas desmatadas, especialmente em florestas tropicais. Sendo assim, embora demonstre um lado mais sustentável, a sua produção ainda está, em partes, apoiada em desmatamento e agressão a diversos ecossistemas.
Por outro lado, quando perguntamos quais as desvantagens dos biocombustíveis, vale citar que, hoje, a agricultura está entre os maiores consumidores de água e diminuição da diversidade biológica, especialmente devido ao alto índice de consumo da população nos últimos anos.
Dessa forma, por representar um número maior de ganhos para os produtos, os insumos necessários para a produção de biocombustíveis incentivam a redução do plantio de alimentos. Logo, quanto mais biocombustível é produzido, maior será o desmatamento, e menor será a oferta de grãos para a população global.
Quais são as desvantagens do uso dos biocombustíveis?
Além de algumas desvantagens durante o seu processo de produção, os biocombustíveis também apresentam desvantagens ao seu uso, principalmente na área ecológica onde eles são eventualmente descartados. Por isso, confira algumas desvantagens do uso dos biocombustíveis:
Redução da capacidade de água
Devido ao uso constante de biocombustíveis, a produção de água é aumentada para a sua produção, prejudicando a irrigação e outros tratamentos de água. Além disso, o descarte incorreto de biocombustíveis e dejetos de sua produção também poluem rios e mares.
Redução da biodiversidade
Devido ao constante uso de biocombustíveis, é necessário um número maior de matéria-prima para a fabricação, logo, quanto mais se usa, mais insumos são necessários, prejudicando a biodiversidade. Além disso, no futuro, caso eles substituam totalmente os combustíveis fósseis, esse quadro pode piorar.
Poluição por fertilizantes
A agricultura tende a usar fertilizantes nas suas produções, mas, como ela tende a ser dobrada para o uso na produção de biocombustíveis, o uso de fertilizantes também aumenta, liberando alguns gases tóxicos ao meio ambiente, como dióxido de nitrogênio, por exemplo.
Devastação de áreas florestais
Devido ao aumento da plantação para produção de biocombustíveis, o seu uso contínuo devasta áreas florestais, derrubadas para a produção de soja ou trigo, por exemplo. Dessa forma, os bicombustíveis acabam indo na direção oposto ao que se propõe, agravando o quadro de poluição ambiental e do efeito estufa.
Redução da produção de alimentos
Os biocombustíveis usam matéria-prima como trigo e milho para serem produzidos. Entretanto, devido ao uso demasiado, ocorre uma concorrência com a indústria alimentar, ou seja, os preços dos alimentos ficam mais caros devido à baixa demanda de matéria-prima, que foi usada para produzir biocombustíveis.
Contaminação de lençóis freáticos
Devido ao uso dos biocombustíveis, nitritos e nitratos, vindo dos fertilizantes usados na produção de matéria-prima, são descartados e poluem rios e mares. Além disso, a inalação dessas substâncias afetam a saúde do ser humano.