Início Quais as vantagens do uso de biocombustíveis?

Quais as vantagens do uso de biocombustíveis?

27 de setembro de 2022 às 22:24
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais as vantagens do uso de biocombustíveis
Quais as vantagens do uso de biocombustíveis (Foto/divulgação)

Primeiramente, é necessário pontuar que os biocombustíveis são todo material utilizado para geração de energia a partir de biomassa orgânica, que costumam abastecer motores a combustão interna. Devido ao seu caráter ecológico, vamos descobrir quais as vantagens do uso de biocombustíveis.

Além disso, vale citar que, além do caráter ecológico, os biocombustíveis buscam promover a sustentabilidade ambiental, especialmente porque apresentam grande potencial para substituir parcial ou totalmente os combustíveis fósseis, que são os grandes responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa.

Como os biocombustíveis são produzidos?

Quais as vantagens do uso de biocombustíveis / Canal ActionAid Brasil

Hoje, diversas matérias-primas são utilizadas para a produção de biocombustíveis, sendo que, eventualmente, novas formas de produção podem ser descobertas. Entre as principais matérias-primas para confecção de biocombustíveis, pode-se citar: babaçu, amendoim, cana-de-açúcar, milho, pinhão-manso, mamona, beterraba, óleo de palma, girassol, canola, soja, dendê, trigo e os resíduos agrícolas.

Para obter os biocombustíveis, é necessário que a matéria-prima que origina o biocombustível seja misturada com a forma pura de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel.

Atualmente, os biocombustíveis mais comuns encontrados no mercado são:

  • Biogás;
  • Bioéter;
  • Etanol;
  • Bioetanol;
  • Biodiesel;
  • Óleo vegetal.

Quais as vantagens do uso de biocombustíveis?

A princípio, para descobrir quais as vantagens do uso de biocombustíveis, é necessário mencionar que, eventualmente, exista um esgotamento das reservas de petróleo no mundo. Dessa forma, é necessário encontrar soluções que sirvam como alternativa para a produção e geração de energia.

Neste sentido, os biocombustíveis surgiram como uma maneira promissora de substituir os combustíveis fósseis, pois, embora não seja exatamente inesgotável, a produção de alimentos consegue ser melhor controlada pelas indústrias. Dessa forma, os biocombustíveis possuem uma produção contínua, ou seja, não arriscam acabar tão cedo. Além disso, os biocombustíveis oferecem grandes vantagens para as indústrias e o meio ambiente, tais como:

Baixa emissão de CO2 na atmosfera

Devido ao uso de matéria-prima orgânica, a produção de biocombustíveis possui uma baixa emissão de CO2, ou seja, sua criação e manutenção não é tão poluente como outros meios, como o petróleo, por exemplo.

Redução do aquecimento global

Por ter uma baixa emissão de CO2 na atmosfera, a produção de biocombustíveis também possibilita a redução do aquecimento global, pois, a partir do momento que eles substituem os combustíveis fósseis, o número de emissões reduz drasticamente, conseguindo frear o avanço do aquecimento global.

Produção variada

Assim como o Brasil, diversos países possuem uma grande variedade de plantas, ou seja, isso funciona como “motor” para a cadeia de produção de biocombustíveis. Ou seja, se você quer saber quais as vantagens do uso de biocombustíveis, saiba que a maior vantagem é morar em um país com bastante matéria-prima a oferecer.

Diversificação da oferta de combustível

Uma das vantagens da produção e uso de biocombustíveis é o aumento da oferta de combustíveis. Além de ser uma ótima alternativa caso as reservas de petróleo se esgotem, ainda é possível oferecer à população uma gama de combustíveis, ou seja, é possível que o preço seja reduzido devido à abundante oferta.

Geração de empregos

No Brasil, a abundância de plantas e espécies disponíveis ajuda muito na produção de biocombustíveis. Por isso, diversas regiões do país investem fortemente na sua produção, resultando na geração de empregos — diretos ou indiretos — e fomenta gradativamente o desenvolvimento econômico do país.

Relacionados
Mais recentes
Fechar