Início Como os biocombustíveis são produzidos?

Como os biocombustíveis são produzidos?

27 de setembro de 2022 às 22:18
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
O que é biocombustível
O que é biocombustível (Foto/divulgação)

Atualmente, os biocombustíveis são utilizados em larga escala pelas indústrias, e diversos tipos existem para suprir as necessidades de energia e força. Neste sentido, eles são bastante apontados como combustíveis ecológicos, devido às suas características, entretanto, muitas pessoas não sabem como os biocombustíveis são produzidos.

Dessa forma, como sabemos que eles possuem grande presença nas indústrias, e na vida cotidiana da maioria da população, trouxemos este artigo que vai te mostrar como os biocombustíveis são produzidos e quais são os tipos existentes no mercado.

Como os biocombustíveis são produzidos?

Como os biocombustíveis são produzidos / Canal DNA Biologia

Normalmente, os diversos tipos de biocombustíveis tem origem de plantas, e podem ser criados a partir de uma ou mais plantas. Inclusive, vale citar que qualquer material de origem orgânica consegue gerar energia. Por isso, diversos tipos de biocombustíveis são criados, para suprir a escala comercial de produtos agrícolas.

Em síntese, pode-se dizer que os biocombustíveis são produzidos a partir da biomassa, a matéria orgânica. Por outro lado, também pode produzi-los através das bactérias, sendo de origem animal, mesmo que as de origem vegetal sejam mais comuns na indústria. Neste sentido, as plantas oleaginosas são as mais usadas na produção de biocombustíveis, tais como:

  • Cana-de-açúcar;
  • Milho;
  • Mamona;
  • Soja;
  • Babaçu;
  • Palma;
  • Trigo;
  • Semente de girassol;
  • Pinhão;
  • Dendê;
  • Canola;
  • Madeira;
  • Celulose.

Quais são os tipos de biocombustíveis?

Agora que você já entendeu como os biocombustíveis são produzidos, é importante explicar quais os tipos de biocombustíveis. Conforme a Diretiva n.º 2003/30/CE do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia, existem dez tipos de biocombustíveis:

Biodiesel

O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, produzido a partir de óleos vegetais, como o de soja, ou até mesmo pela gordura de origem animal, ou vegetal, obtido através de uma reação química de lipídios, óleos ou gorduras. Para isso, o óleo é extraído de elementos vegetais sendo misturado com metanol, onde a mistura é catalisada. Neste processo, surge o biodiesel, que vem mostrando força para substituir o óleo diesel em carros, caminhões, tratores e outros veículos. O biodiesel não é tóxico, mas tem caráter lubrificante. Atualmente, ele é considerado seguro e contribui para a missão de reduzir o dióxido de carbono da atmosfera.

Biogás

O biogás é uma mistura de gases obtida através da decomposição biológica da matéria orgânica, na ausência de oxigênio. A solução é composta por gás metano, gás carbônico, além de quantidades reduzidas de gás sulfídrico. Dessa forma, esse composto é purificado até obter o gás natural. Atualmente, essa fonte de energia renovável é retirada de aterros sanitários, pântanos, intestinos de animais, entre outros.

Bioetanol

O bioetanol é o etanol produzido através da biomassa, como celulosa, milho ou cana-de-açúcar.

Biometanol

Ele também é produzido a partir da biomassa, sendo construído como um biocombustível com diferentes utilidades, como preparação de colesterol, hormônios e vitaminas, solvente, extração de produções animais e vegetais, entre outras.

Bioéter dimetílico

O bioéter dimetílico é um éter dimetílico produzido a partir da biomassa.

Bio-ETBE (bio éter etil-ter-butílico)

O bio-ETBE pode ser produzido através do bioetanol. Hoje, a porcentagem em volume do bio-ETBE biocombustível está na faixa de 47%.

Bio-MTBE (bioéter metil-ter-butílico)

O bio-MTBE também é produzido a partir de bioetanol. A porcentagem em volume de bio-MTBE caracterizada como biocombustível está na faixa de 36%.

Biocombustíveis sintéticos

Os biocombustíveis sintéticos são produzidos por biomassa, e temos como exemplo os hidrocarbonetos sintéticos e as misturas de hidrocarbonetos sintéticas.

Biohidrogénio

O hidrogênio é o hidrogênio obtido através de biomassa.

Óleo vegetal puro

O óleo vegetal puro pode ser obtido de plantas oleaginosas, a partir de um processo de pressão ou extração.

Relacionados
Mais recentes
Fechar