Início O que é biocombustível?

O que é biocombustível?

27 de setembro de 2022 às 22:12
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
O que é biocombustível
O que é biocombustível (Foto/divulgação)

Na prática, biocombustível é o termo aplicado para descrever combustíveis produzidos a partir de materiais vegetais, que não professam processo de fossilização. Além de entender o que é biocombustível, podemos dizer que eles possuem diversos usos, empregados em motores a combustão interna ou para a geração de energia elétrica.

Devido ao seu caráter ecológico, o uso de biocombustíveis foi intensamente adotado pela indústria, com a missão de substituir parcial ou totalmente a utilização de combustíveis fósseis. Dessa forma, o seu uso pode ser um fator predominante para combater as mudanças climáticas e os danos ecológicos pelo uso de combustíveis.

O que é biocombustível?

O que é biocombustível / Canal Probex Renováveis

Para entender o que é biocombustível, é necessário mencionar que eles podem ser divididos em duas gerações. Dessa forma, cada geração representa um tipo de produção, e sua geração pode ser usada para combater problemas comuns, desde infortúnios ecológicos à segurança alimentar. Confira as duas gerações de biocombustíveis:

Primeira geração

Os biocombustíveis da primeira geração são produzidos a partir de especiais vegetais agrícolas, como milho, colza, beterraba, trigo, e a matéria-prima mais conhecida, a cana-de-açúcar. Entretanto, vale citar que a produção da primeira geração está frente a produção de alimentos, ou seja, no futuro, a produção de biocompatíveis de primeira geração pode gerar questões de soberania e segurança alimentar. Entre os mais conhecidos combustíveis dessa geração, estão o etanol e o biogás.

Segunda geração

Na segunda geração, temos a produção de etanol celulósico. A produção através do celular e de outras fibras vegetais existentes na madeira. Essas fibras são convertidas em combustível através de procedimentos bioquímicos ou termoquímicos. Dessa forma, novas tecnologias almejam aumentar as possibilidades de matéria-prima, tornando possível a exploração de espécies de grama, e até mesmo resíduos industriais.

Quais são os tipos de biocombustível?

Após descobrir o que é biocombustível, e quais são as gerações de sua produção, podemos citar quais tipos eles possuem. Em suma, eles são produzidos a partir de uma gama de diferentes espécies vegetais. Entre os biocombustíveis mais conhecidos, pode-se citar:

Etanol

O etanol é o biocombustível mais conhecido, produzido através de espécies vegetais, como cana-de-açúcar, milho e beterraba. Geralmente, esse combustível é misturado com outros combustíveis para ser utilizado na combustão interna de motores.

Biodiesel

Bastante utilizado na indústria automobilística, o biodiesel é produzido a partir do óleo de semente e grãos, tais como os óleos de girassol, soja e colza. Além disso, ele também pode ser produzido com a reutilização de gordura animal, vegetal e até mesmo microalgas.

Biogás

O biogás é um combustível feito a partir da decomposição de matéria orgânica, através de um ambiente ausente de oxigênio gasoso. O processo é realizado por bactérias anaeróbias, ou seja, elas não precisam desse elemento para a sua manutenção e sobrevivência.

Biomassa

Basicamente, podemos definir a biomassa como a matéria orgânica de origem animal ou vegetal usada para criar energia, como lenha, carvão, bagaço de cana-de-açúcar, entre outros. Geralmente, essa fonte de energia é dispersa e de baixa eficiência e é muito utilizada em países pouco desenvolvidos. Dessa forma, existe uma ausência de dados sobre sua representativa na matriz energética global.

Biometano

O biometano é um biocombustível gerado a partir da biomassa, para aproveitar algumas de suas características após a produção.

Bioéter dimetílico

O bioéter dimetílico é produzido através da biomassa, e costuma ser usado como combustível de diversas maneiras.

Biocombustíveis sintéticos

Os biocombustíveis sintéticos são feitos através de hidrocarbonetos sintéticos ou mistura de sintéticos com biomassa. Em suma, eles não são considerados tão ‘limpos’ como os demais.

Bio-hidrogênio

O bio-hidrogênio existe com a finalidade de aproveitar a parte biodegradável da biomassa. Dessa forma, o processo consiste na realização de desejos, e sua mistura pode ser usada como combustível.

Quais os biocombustíveis mais produzidos no Brasil?

Agora que você já sabe o que é biocombustível, mencionaremos quais deles mais são produzidos no Brasil. Em primeiro lugar, temos o etanol extraído da cana-de-açúcar, normalmente usado para combustão interna de motores e, em seguida, temos o biodiesel, criado a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais, sendo bastante utilizado nos motores de ônibus e caminhões.

Relacionados
Mais recentes
Fechar