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Quais são as principais ferrovias em atividade no Brasil?

30 de novembro de 2022 às 12:49
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Quais são as principais ferrovias em atividade no Brasil
Quais são as principais ferrovias em atividade no Brasil (Foto/divulgação)

No passado, as ferrovias representaram um avanço considerável no desenvolvimento do Brasil. Sendo assim, diversos locais eram ligados por elas, fomentando viagens e também favorecendo o transporte de matérias-primas. Neste sentido, vamos te mostrar quais são as principais ferrovias em atividade no Brasil.

Desde o início do século XX, o investimento no setor ferroviário foi deixado de lado no Brasil. No entanto, hoje, ainda se reconhece a grande importância que as ferrovias têm para diversos setores da sociedade. Por isso, é esperado que, até o fim dessa década, mais de R$200 bilhões sejam investidos para construir novas ferrovias no país.

Neste sentido, vale ressaltar que, para garantir o transporte adequado de diferentes itens, o setor privado, através de concessões, garantiu grandes investimentos na década de 1990 para o setor ferroviário brasileira. Sendo assim, mesmo com o sucateamento do setor, ele ainda está em alta no cenário econômico brasileiro.

Quais as maiores ferrovias do Brasil?

Quais são as principais ferrovias em atividade no Brasil / Canal Tribunal de Contas da União

A primeira ferrovia do Brasil foi construída há mais de 100 anos, em uma época de valorização do transporte sobre trens. Assim, mesmo que o setor ferroviário tenha sido desmontado ao longo da história, algumas ferrovias ainda estão em circulação no país, sendo que as maiores são:

1 – Ferrovia Norte-Sul

Entre as ferrovias mais importantes do Brasil, podemos citar a imponente Ferrovia Norte-Sul, construída em bitola larga para ligar as cinco regiões do país. Em suma, ela funciona como a “espinha dorsal” do sistema ferroviário brasileiro, já que é a única que consegue ligar as 5 regiões do território.

Até o momento, foi construído cerca de 13,3 mil quilômetros por trecho, porém, ao ser finalizada, a Norte-Sul deverá chegar a 4.155 km. No seu percurso, ele partirá do estado do Pará chegando ao Rio Grande do Sul. Além disso, ela passará pelos estados do Tocantins, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

2 – Ferrovia do Pantanal

Ainda em fase de desenvolvimento, a Ferrovia do Pantanal terá como missão realizar a ligação entre o município de Panorama, em São Paulo, e Porto Murtinho, situado no estado do Mato Grosso. A construção será realizada às margens do incrível Rio Paraguai. Sendo assim, as principais cargas que deverão ser transportadas pela Ferrovia do Pantanal, temos o milho, a soja e o açúcar.

3 – Ferrovia Nova Transnordestina

A Ferrovia Nova Transnordestina foi desenvolvida para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco. Além disso, a ferrovia também passará pelo cerro do Piauí, no município de Eliseu Martins.

A grande missão da Ferrovia Nova Transnordestina é otimizar a produção agrícola no Nordeste, e elevar ainda mais o status da área. Para isso, ela trabalhará em uma bitola mista, onde diversos trens poderão circular simultaneamente.

4 – Estrada de Ferro de Carajás

Hoje, a Estrada de Ferro de Carajás é a que funciona com a maior quantidade de passageiros no Brasil. Inaugurada em 1986, a ferrovia liga as cidades de São Luís, no Maranhão, e Parauapebas, no estado do Pará.

Além de pessoas, os trilhos da Estrada de Ferro de Carajás ainda carregam outros itens, especialmente minerais, que são destinados até os portos da Baía de São Marcos, no Maranhão.

5 – Estrada de Ferro Vitória a Minas

A Estrada de Ferro Vitória a Minas interliga a Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, em Minas Gerais. Inicialmente, a estrada tinha como principal missão realizar o transporte de passageiros, além de fomentar a produção cafeeira da região.

No entanto, o seu foco foi alterado em 1908, devido a uma análise da região de Itabira (MG), e a produção de minério de ferro extraído no município até as zonas portuárias capixabas. 

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