Considerados uma das principais formas de locomoção de carga pesada, o transporte ferroviário é um meio de movimentação amplamente usado em todo o mundo. Dessa forma, por mais antigo que ele seja, algumas pessoas não sabem quais as principais características do transporte ferroviário.
Também usado para locomoção de pessoas, a cada ano surgem novos trens, favorecendo ainda mais os meios de transporte por ferrovias. No entanto, mesmo sendo uma solução amplamente usada pela população global, muitas pessoas desconhecem as principais características acerca do transporte sobre ferrovias.
Sendo assim, vamos te mostrar algumas características principais do transporte ferroviário, e como elas podem ser aplicadas no sistema urbano de transporte. No Brasil, o sistema ferroviário ainda é pouco usado frente a outros países, contudo, o país ainda conta com um cenário interessante de ferrovias. Confira abaixo!
O que é transporte ferroviário?
Basicamente, é chamado de transporte ferroviário todo e qualquer meio de locomoção de cargas ou pessoas sobre ferrovias. Em suma, elas são conhecidas como trilhos, caminhos de ferros e vias férreas. Nesse sentido, esse meio de transporte pode ser usado em cidades ou interiores. Confira como ele funciona em cada situação:
Ferrovias nas grandes cidades
Nos grandes centros urbanos, a principal forma de transporte ferroviário é o metrô. Neste sentido, eles foram criados para serem versões mais rápidas dos habituais trens que, no passado, funcionavam para transportar pessoas e bens.
Sendo assim, os metrôs representam um grande avanço na sociedade urbana, já que grandes capitais e centros comerciais oferecem o deslocamento através desse tipo de transporte. Além disso, o metrô tem velocidade 4 vezes superior aos antigos trens, podendo locomover milhões de pessoas por dia.
Ferrovias nas cidades do interior
Nas cidades do interior, as ferrovias também podem ser usadas para o transporte de pessoas, como viagens internacionais ou interestaduais, por exemplo. No entanto, nessas regiões, o transporte ferroviário se concentra na locomoção de cargas e mercadorias em geral.
As principais características do transporte ferroviário
Quando perguntamos quais as principais características do transporte ferroviário, é necessário apontar alguns fatos sobre esse tipo de locomoção, tais como:
- Eles transportam, em suma, produtos do mercado comercial, com baixo valor agregado, tais como soja, minério de ferro, petróleo e carvão;
- O transporte ferroviário pode alcançar várias velocidades, sendo a média de 30 km/h a 50 km/h para o transporte de cargas pesadas, e até 300 km/h, nos sistemas mais complexos de transporte, como o trem-bala;
- O sistema ferroviário é regulado pela bitola, sendo essa a distância entre os trilhas da ferrovia;
- Costuma ser movido a diesel, no entanto, sistemas ferroviários atuais já podem ser movidos a energia elétrica;
- O transporte ferroviário depende de planícies, já que é inviável instalar linhas férreas em montanhas.
Sendo assim, devido ao avanço tecnológico, o transporte ferroviário ainda está em crescimento, especialmente em relação a novos meios de locomoção. Por isso, a cada dia, novos trens são lançados, com velocidades cada vez mais rápidas.
A história do transporte ferroviário no Brasil
A história do transporte ferroviário no Brasil começou em 1854, quando a Estrada de Ferro Mauá, a primeira do tipo no país, foi instalada no Rio de Janeiro. Desde então, surgiram diversas novas ferrovias, sendo a maioria delas usadas para transporte de carga, especialmente café e cana-de-açúcar.
Como o Brasil é um país com extensões continentais, é natural pensarmos que o Brasil é um país com diversas linhas férias. Isso porque é preciso escoar em massa produtos que abastecem a economia, como soja, grãos, e até minério de ferro.
No entanto, não é a realidade encontrada no Brasil, já que o sistema ferroviário nacional, principalmente no quesito volume de ferrovias, é considerado precário e insuficiente. Isso ocorre devido aos baixos investimentos econômicos e políticos sobre esse meio de transporte.
Por fim, para perceber o sucateamento do sistema ferroviário brasileiro, o país conta com 30.000 km de trilhos espalhados em todo o território nacional. Por outro lado, o Canadá, que possui dimensões similares às do Brasil, tem cerca de 80.000 km de ferrovias, mais que o dobro do nosso país.