Início Quem possui energia solar sofre apagão?

Quem possui energia solar sofre apagão?

9 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quem possui energia solar sofre apagão
Quem possui energia solar sofre apagão (Foto/divulgação)

A energia solar é uma fonte alternativa e sustentável de energia, que funciona através dos raios solares. Hoje, ela é usada em diversos sistemas, como painéis solares e aquecedores. Por estar em expansão no setor residencial, muitas pessoas se perguntam: quem possui energia solar sofre apagão?

Na prática, é comum associarmos a energia solar à geração de eletricidade através dos painéis fotovoltaicos, ou painéis solares. Nesse sentido, esse tipo de geração de energia tem crescido exponencialmente no mundo, oferecendo grandes benefícios financeiros e, especialmente, ecológicos.

Nesse tipo de geração, quando as partículas de energia da luz solar (fótons) incidem sobre os painéis solares, ocorre a geração da corrente elétrica que, posteriormente, é direcionada e usada para abastecer residências, indústrias e empresas, seja na área urbana ou rural.

Por que investir em energia solar?

Quem possui energia solar sofre apagão / Canal ECOENG SOLUÇÕES EM ENERGIA SOLAR

Atualmente, a energia solar é uma das formas mais econômicas e sustentáveis de obter energia. Neste sentido, além de representar mais economia na conta de luz, ele também é ideal para contribuir com a preservação do meio ambiente, pois não produz resíduos nem usa matéria-prima poluidora.

Desse forma, seja em ambientes residenciais ou industriais, a energia solar pode ser facilmente produzida, já que os atuais sistemas de captação podem ser implementados em diferentes superfícies, até mesmo em áreas mais remotas e com pouca infraestrutura.

Quem tem sistema solar corre o risco de sofrer apagão?

Uma dúvida comum sobre energia solar é sobre eventuais apagões. Na prática, podemos dizer que sim, a energia solar pode sofrer riscos de apagão. Contudo, isso depende do sistema que é usado – que pode ser on grid ou off grid. Confira mais sobre eles!

Sistemas de geração off grid

Os sistemas off-grid não possuem ligação com a concessionária de distribuição de energia. Dessa forma, o seu funcionamento é independente das flutuações de energia da rede pública.

Como nos demais sistemas de energia solar, ele não produz energia durante a noite. Entretanto, o sistema off grid garante o abastecimento de energia ao usar baterias para armazenar toda a energia excedente produzida durante o dia.

Sendo assim, o sistema off grid não é influenciado pela rede de distribuição pública. Logo, quando temos esse tipo de sistema instalado, ele não será impactado pela falta de luz.

Contudo, o sistema off grid possui um alto custo de instalação, ou seja, ele não é indicado para pequenos consumidores. Isso acontece, especialmente, devido ao alto custo das baterias usadas para armazenar energia.

Dessa forma, o sistema off grid só é recomendado para usuários que morem em locais muito afastados, sem acesso às redes de distribuição tradicionais.

Sistemas de geração on grid

Diferente do sistema off grid, o on grid está ligado a rede de distribuição das concessionárias locais. Dessa forma, ao invés de depositar a energia excedente em um banco de baterias, ela retorna para a rede elétrica da companhia de distribuição. Dessa forma, a cada unidade (kWh) de energia injetada, o proprietário recebe um crédito que, em seguida, poderá ser usado para compensar a energia que ele consumiu da rede.

Sendo assim, durante a noite ou perdidos nublados, quando não há geração pela luz solar, a energia da rede é utilizada para garantir o consumo. No fim do mês, os créditos gerados são usados para abastecer o débito, gerando descontos na conta de energia que podem chegar a 95%.

Conforme as regras da Aneel, qualquer saldo restante de crédito pode ser usado em até 5 anos, inclusive, até mesmo em outros imóveis do mesmo proprietário, que sejam atendidos pela mesma empresa distribuidora.

Contudo, devido às eventuais panes da rede elétrica, o imóvel que tem o sistema on grid pode sofrer com apagões como qualquer outro. Isso porque ele não possui baterias para armazenar energia, como o sistema off grid.

Por fim, se por algum motivo a distribuição de energia da concessionária for interrompida, o sistema on grid parará de funcionar, voltando a distribuir energia somente quando a distribuidora resolver o problema de falta de energia.

Relacionados
Mais recentes
Fechar