Adden Energy em parceria com engenheiros de Harvard desenvolveram uma bateria de estado sólido que não se degrada com o tempo e promete revolucionar o mercado
Embora haja uma série de desafios tecnológicos que precisam ser abordados antes que as baterias de estado sólido possam ser produzidas em escala industrial, esta é uma área promissora de pesquisa e desenvolvimento. O desenvolvimento de um novo tipo de bateria de estado sólido pela jovem empresa Americana, Adden Energy, pode levar a uma melhoria significativa tanto em seu desempenho quanto em sua confiabilidade.
Para criar uma nova tecnologia de baterias de estado sólido, que possam ser usadas em futuros carros elétricos, a empresa se beneficia de uma licença técnica exclusiva, concedida pelo Escritório de Desenvolvimento de Tecnologia da Universidade de Harvard.
Adden Energy acredita que poderá comercializar baterias de estado sólido utilizando essa nova tecnologia em até 5 anos
A tecnologia de lítio-metal que sustenta a bateria permite que ela alcance a carga total em menos de três minutos e resista a mais de 10.000 ciclos durante sua vida útil. Os protótipos de célula tipo moeda, que a Adden Energy construiu para testes de laboratório não parecem ser muito funcionais neste momento. No entanto, os pesquisadores pretende desenvolver ainda mais a bateria, para que possa alimentar aparelhos maiores e, eventualmente, um veículo elétrico.
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Os ânodos de metal-lítio na bateria de estado sólido são protegidos por uma técnica exclusiva que elimina o risco de desenvolvimento de dendritos. Esta técnica não seria possível sem o eletrólito de estado sólido inovador que foi desenvolvido especificamente para ela, pelos pesquisadores. Este eletrólito torna possível atingir uma densidade de corrente extremamente alta sem qualquer penetração de dendrito de lítio.
A estrutura do eletrólito pode ser descrita como tendo um “projeto de multicamadas”, no qual um eletrólito menos estável é colocado entre dois eletrólitos sólidos que têm um grau mais alto de estabilidade. A formação de dendritos ocorre dentro da camada eletrolítica que é menos estável, mas quaisquer fraturas que surgem são imediatamente preenchidas por “decomposições produzidas dinamicamente que também são bem restritas”.
Revista Nature já publicou um estudo mostrando a eficácia da nova tecnologia, agora utilizada pela Adden Energy
O desempenho de ciclagem de um ânodo de metal de lítio combinado com um cátodo LiNi0.8Mn0.1Co0.1O2 é notavelmente estável, de acordo com uma pesquisa sobre baterias de estado sólido publicada na Nature no ano passado. Acima de 82% da capacidade original é retida após 20.000 ciclos quando medido na taxa de 20C. Uma excelente potência específica de 110,6 kW/kg e uma densidade energética de até 631,1 Wh/kg também são características deste material.
A Startup Adden Energy acredita que poderá ter amostras comerciais das novas baterias nos próximos três a cinco anos, já que suas descobertas são muito mais promissoras do que as de outras iniciativas de baterias Li-Ion.