Após chegar no mês passado ao Rio de Janeiro, barca realiza últimos testes antes de ser incorporada a frota
A barca Angra dos Reis realizou nesta terça e quarta-feiras (12 e 13/02) sua prova de mar no Rio de Janeiro depois de chegar, no mês passado, do estaleiro Inace no Ceará, onde foi construída.
A prova de mar é um procedimento necessário para analisar o desempenho dos esquipamentos em condições de viagem e como é o último passo antes de entrar em operação, a CCR Barcas, que administra o transporte aquaviário, planeja incorporar a embarcação a frota ainda em março.
A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Transportes que reforçou também que a prova de mar faz parte do processo de homologação da nova embarcação.
Em novembro do ano passado divulgamos a notícia da visita ao estaleiro Inace, do então Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão e seu Secretário de Transportes, Rodrigo Vieira. Por ocasião da visita, ambos puderam conhecer o atual status de construção da barca Angra dos Reis.
A crise e o atraso
A grave crise pela qual atravessa o Estado do Rio de Janeiro atrasou o programa de renovação da frota das barcas que fazem a travessia Rio – Niterói – Ilha de Paquetá.
Por conta dos constantes atrasos de pagamento aos estaleiros a construção seguiu em ritmo mais lento e a barca Angra dos Reis que foi encomendada em 2013 e faz parte de um pacote de nove barcas compradas ainda durante o governo de Sérgio Cabral.
Desse pacote, sete embarcações foram encomendadas na China, entretanto quatro ainda faltam á serem entregues e duas no estaleiro Inace no Ceará.
A expectativa era que as barcas integrassem a frota até 2016. No entanto, a Secretaria de Transportes não soube precisar, até o momento, sobre a previsão de chegada das barcas restantes.