Barca construída no Ceará realiza Prova de Mar no Rio de Janeiro

Estaleiro Inace
 

Após chegar no mês passado ao Rio de Janeiro, barca realiza últimos testes antes de ser incorporada a frota

A barca Angra dos Reis realizou nesta terça e quarta-feiras (12 e 13/02) sua prova de mar no Rio de Janeiro depois de chegar, no mês passado, do estaleiro Inace no Ceará, onde foi construída.
A prova de mar é um procedimento necessário para analisar o desempenho dos esquipamentos em condições de viagem e como é o último passo antes de entrar em operação, a CCR Barcas, que administra o transporte aquaviário, planeja incorporar a embarcação a frota ainda em março.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Transportes que reforçou também que a prova de mar faz parte do processo de homologação da nova embarcação.
Em novembro do ano passado divulgamos a notícia da visita ao estaleiro Inace, do então Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão e seu Secretário de Transportes, Rodrigo Vieira. Por ocasião da visita, ambos puderam conhecer o atual status de construção da barca Angra dos Reis.

A crise e o atraso

A grave crise pela qual atravessa o Estado do Rio de Janeiro atrasou o programa de renovação da frota das barcas que fazem a travessia Rio – Niterói – Ilha de Paquetá.

Por conta dos constantes atrasos de pagamento aos estaleiros a construção seguiu em ritmo mais lento e a barca Angra dos Reis que foi encomendada em 2013 e faz parte de um pacote de nove barcas compradas ainda durante o governo de Sérgio Cabral.

Desse pacote, sete embarcações foram encomendadas na China, entretanto quatro ainda faltam á serem entregues e duas no estaleiro Inace no Ceará.
A expectativa era que as barcas integrassem a frota até 2016. No entanto, a Secretaria de Transportes não soube precisar, até o momento, sobre a previsão de chegada das barcas restantes.

Vocês viram que o Porto do Açu vai contratar ? Cadastrem-se agora na Andrade Gutierrez e GNA Açú até abril para obras nos próximos meses ! Cique aqui e veja s detalhes !

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships