Atividades no setor da construção civil devem ser suspensas, indica o Ministério Público do Trabalho


Atividades no setor da construção civil devem ser suspensas, indica o Ministério Público do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho de Sergipe recomendou a suspensão das operações envolvidas na construção civil, devido à crise do Covid-19

O avanço do novo coronavírus no Brasil tem causado uma série de efeitos nas mais variadas áreas da indústria nacional. O setor da construção civil também está sendo afetado, consideradando as medidas de suspensão de atividades em alguns estados do Brasil para evitar a disseminação do vírus, como é o caso de Sergipe, que teve uma recomendação do Ministério Público do Trabalho do estado (MPT-SE) para parasilização das atividades por tempo determinado. Governo revoga MP que permitia suspender salário por até 04 meses.

Você também pode conferir

Na manhã desta terça-feira (24), o MPT-SE enviou uma notificação que sugere ao Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (Sintracon) pela suspensão das atividades de construção civil, com exceção de obras para serviços essenciais como construção e manutenção de hospitais, de polícias e bombeiros.

O MPT-SE indicou, ainda, que julgará ação civil pública, em caso de descumprimento da medida, impondo multas de dano moral coletivo e que também adotará outros critérios para garantir o afastamento social, incluindo atuação em parceria com as autoridades públicas da Anvisa.

São Paulo indo na contramão

Por outro lado, no estado de São Paulo, o governador João Dória destacou, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (23), a importância do funcionamento das fábricas e do setor de construção civil no estado.

“Sigam os critérios sanitários que estamos determinando. Mas não podemos ter paralisação do setor e nem mesmo em obras. As obras do metrô, de prontos-socorros e de hospitais, de rodovias e de ferrovias, obras que estão em curso e que atendem a necessidade da população, assim como obras de recuperação necessárias ao perfeito funcionamento de municípios e obras de manutenção, não podem ser interrompidas”, informou Dória sobre a necessidade das atividades de construção civil em SP.

São Paulo já registra 745 casos de coronavírus confirmados e 30 mortes, de acordo com levantamento do último dia 23 de março, às 16 horas.

Faça o Curso de Inglês Autodidata

A economia brasileira está mais próximo do que nunca de empresas globais. A necessidade de funcionários  que tenham no minimo inglês intermediário cresce mas os empregadores têm dificuldades de encontrar candidatos que têm noções do idioma. O curso A Jornada do Inglês Autodidata vem sanando este problema de muitos alunos, com um método fácil e inovador. Assistam aqui os depoimentos reais de estudantes que adquiram o curso e depois façam suas matrículas também.


Kelly Angelim

Sobre Kelly Angelim

Engenheira de Petróleo, especialista em Eficiência Energética e mestre em Engenharia Civil. Experiente na indústria petrolífera onshore; Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos