As expectativas de crescimento para o mercado da indústria

Soluções Industriais
por
-
23-03-2021 18:47:26
em Indústria e Construção Civil
Confident male entrepreneur with arms crossed in industry model released Symbolfoto property released DIGF14161

As expectativas para o mercado da indústria em 2021, em um cenário de incertezas devido ao pior momento da pandemia após um ano de restrições, tendem a aumentar.

O setor da indústria foi um dos setores impactados durante a pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19), assim como os serviços de instalação elétrica industrial, por exemplo. Ainda existem incertezas em relação ao fim da pandemia e a volta da economia mundial. O início das restrições começou no ano de 2020, onde empresas tiveram que encerrar as suas atividades e fazer demissão em massa.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em janeiro de 2021 a produção industrial brasileira registrou alta de 0,4% em relação a dezembro, de acordo com os dados divulgados na última sexta-feira (5).

Dessa maneira, as expectativas para o mercado da indústria em 2021, em um cenário de incertezas devido ao pior momento da pandemia após um ano de restrições, tendem a aumentar.

Vale lembrar que em dezembro de 2020, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) estimava o crescimento de 4% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2021. A projeção é de que o setor industrial deve ter expansão de 4,4% no mesmo ano.

Tendo em consideração essas informações, neste artigo nós iremos comentar sobre as expectativas de crescimento no mercado da indústria. Continue lendo e fique por dentro de tudo!

Retomada da economia

Uma das expectativas de crescimento no mercado da indústria é voltar às atividades industriais e garantir a retomada da economia. Indústrias de vidros para ônibus, por exemplo, podem voltar a produzir mais produtos para o mercado.

Isso porque a Petrobras teve lucro líquido de quase R$ 60 bilhões e encerrou o ano da pandemia (2020) com resultado de R $7,1 bilhões. O resultado é positivo e superou as expectativas.

Segundo a estatal, o lucro de quase R$ 60 bilhões no último trimestre é decorrente de uma série de variáveis, como os ganhos cambiais e a reversão de gastos. 

Devido a pandemia da Covid-19 o lucro da estatal foi 82% menor em relação ao desempenho positivo entre outubro e dezembro de 2020, comparado ao ano anterior. 

De acordo com Rudimar Lorenzatto, diretor de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, o Gaslub (ex-Comperj), em Itaboraí, no Rio de Janeiro, deverá entrar em operação entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022. 

Gaslub vai permitir o escoamento de 18 milhões de metros cúbicos de gás natural e processar 21 milhões de metros cúbicos diários. Segundo ele, 5 mil pessoas trabalham na obra atualmente.

Oportunidades de trabalho

Outra expectativa de crescimento no mercado de trabalho na indústria, são as oportunidades de emprego.

Com o retorno econômico, as indústrias de estrutura metálica para galpão, por exemplo, ganham força e possibilitam novas vagas de emprego no mercado.

Para se ter ideia, em dezembro de 2020 a Petrobras abriu mais 236 vagas de jovem aprendiz e ainda houve prorrogação de inscrições para gerar mais oportunidades de trabalho.

Em 2021, ainda com a presença da covid-19, a expectativa no mercado é gerar oportunidades de emprego e garantir a retomada econômica.

Em janeiro deste ano, a Petrobras abriu mais de 100 vagas de emprego para profissionais de diferentes níveis de escolaridade. Ou seja, a tendência é continuar expandindo vagas de empregos, em diferentes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros. 

Os cargos disponibilizados foram para os setores de gás e petróleo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Gostou do nosso conteúdo? Nós queremos saber a sua opinião. Então, conta pra gente! Não deixe de nos acompanhar nos próximos artigos sobre o assunto e fique por dentro de tudo!Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Tags:
Soluções Industriais
Como empresa especializa em serviços de B2B, atualmente estamos em parceria com o portal CPG para divulgações de assuntos relevantes no ramo industrias do Brasil.
fwefwefwefwefwe