1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Apple: a maçã permitirá que você baixe aplicativos de outras lojas de aplicativos, mas, não será tão fácil assim
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Apple: a maçã permitirá que você baixe aplicativos de outras lojas de aplicativos, mas, não será tão fácil assim

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/01/2023 às 14:32
Apple
Apple – Iphone (Foto/divulgação)

Com as novas mudanças nas leis da União Europeia, a Apple se viu obrigada a mudar suas políticas de utilização. No último mês, a empresa alterou suas definições para oferecer suporte ao carregamento USB-C para iPhones e agora permitirá que lojas de aplicativos de terceiros sejam executadas em seus aparelhos.

Dessa forma, uma nova realidade surge: a Apple permitindo que os iPhones façam download de aplicativos rivais! Segundo a empresa, a decisão é válida para iPhone e iPads, mas essa compatibilidade será inicialmente limitada no mercado europeu. Após a mudança de lei na Europa, a Apple pretende alterar essas definições até o fim de 2023.

Essa decisão será enorme para o setor, pois abre caminhos para empresas como Amazon e Microsoft a permitirem que os usuários de iOS e iPadOS ignorem a App Store e usem seus aplicativos. Por outro lado, a mudança trouxe uma discussão sobre a segurança dos iPhones – algo tão assegurado pela Apple no aparelho.

Isso ocorre porque uma das razões pelas quais a maçã não oferece suporte a sideloaders de aplicativos de terceiros, é não ter controle sobre a segurança desses apps e seus dispositivos. Assim, mesmo que seja uma cobrança comum dos usuários, a nova decisão pode não ser benéfica para quem tanto desejou ir além da App Store.

Em relação a nova Lei da UE, curiosamente, ela não garante que a Apple permite um sistema de cobrança de terceiros, prejudicando suas receitas, pois ela perderá o poder de cobrar dos desenvolvedores uma comissão de até 30% sobre as compras na App Store. Em outras palavras, a decisão coloca em cheque a habitual cobrança que o iPhone realiza para os usuários utilizarem determinados apps.

Nova lei Europeia muda sistema da Apple

Apple: a maçã permitirá que você baixe aplicativos de outras lojas de aplicativos, mas, não será tão fácil assim

Segundo a UE, a nova lei entrará em vigor em meados de 2024, sendo que o não cumprimento das regras colocará a Apple em uma situação delicada. Isso porque ele sofrerá multas de até 10% de sua receita global anual, o que representa um enorme montante para a maçã. Embora a situação seja delicada, é esperado que a Apple cumpra com o combinado. 

Na prática, essa decisão pode prejudicar a Apple. Afinal, a empresa construiu uma imagem de privacidade e segurança para os usuários, logo, os sideloading tirará isso completamente da empresa, abrindo espaço para novos ataques. Em outras palavras, hackers e outros criminosos digitais agora saberão que há um aforamento de informações nos sistema iOS e iPad.

Neste sentido, espera-se que a empresa consiga dobrar seu nível de segurança para impedir que seus usuários tenham suas informações violadas ao usarem apps de terceiros.

Por fim, mesmo que a maioria dos usuários da Apple sempre tenha sonhado com esse momento, talvez ele seja benéfico somente em um momento inicial. Inclusive, é possível que essa ação seja adotada também em outros mercados, logo, será dever da Apple criar uma política estrutural para evitar fraudes e outros problemas com seus usuários. 

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos